A franja cortina tem um visual retrô
Curtain bangs significa, em inglês, franja cortina. Ela recebe esse nome justamente porque é dividida no meio, deixando cada parte em um lado do rosto e emoldurando a face - assim como faz uma cortina. A franja cortina tem o formato mais alongado e é levemente desfiada, dando um ar despojado. Esse estilo de franja surgiu na década de 60, com a atriz francesa Brigitte Bardot. Por isso, traz um toque retrô ao visual, perfeito para quem ama se aventurar nesse estilo. Mas além do ar vintage, as curtain bangs são super atuais pois se adequam a diferentes cortes de cabelo e pelo fato de as franjas serem cada vez mais tendência.
A curtain bangs se adapta a qualquer tipo de rosto
Na hora de adotar a franja cortina, tipo de rosto não é um problema. Uma das maiores vantagens da curtain bangs é sua versatilidade que a faz combinar com qualquer formato de rosto. Isso acontece por conta do seu estilo partido ao meio sobre as laterais de forma leve, emoldurando e valorizando a face. Além disso, a franja cortina pode sofrer variações de tamanho, deixando-a mais adequada para cada tipo de rosto. Nos mais redondos, a franja cortina mais alongada, na altura da bochecha, é ideal, pois ajuda a alongar a face. Já nos rostos quadrados, a franja cortina mais curta no centro e que vai alongando nas laterais deixa o rosto mais delicado, pois suaviza a marcação do maxilar. Já os rostos de formato oval combinam com qualquer estilo de curtain bangs, das mais curtinhas às mais longas.
Cabelos cacheados e crespos também podem apostar na franja cortina
O corte de cabelo com franja cortina não funciona apenas em todos os tipos de rosto, mas em todos os tipos de cabelo também. Muitas pessoas pensam que a curtain bangs só fica bonita nos cabelos lisos, mas elas não poderiam estar mais erradas. Nos cabelos cacheados, a franja cortina fica bem desfiada, deixando o look despojado e evidenciando os cachos. Nos crespos, a franja lateral em formato de cortina dá leveza e marca as feições do rosto. Só lembre que os cabelos crespos e cacheados tendem a encolher, então na hora de fazer a franja, corte um pouco mais abaixo da posição que você gostaria que ela ficasse.
As curtain bangs combinam com diferentes cortes de cabelo
Não importa o tamanho do comprimento dos seus fios: as curtain bangs funcionam perfeitamente nos cabelos longos, médios ou curtos. Elas podem ser combinadas a diversos cortes de cabelo, desde os long bobs até os cabelões com camadas. A franja cortina está sempre presente no shaggy hair, por ter o acabamento desfiado que tanto combina com o look ousado. Mas em outros cortes com estilo desfiado ou até mesmo repicado, a curtain bangs traz mais estilo e harmonização ao cabelo. A franja cortina também é perfeita para dar destaque a penteados para cabelo preso, semipreso ou solto. Ela emoldura o rosto e combina o estilo messy com um toque de vintage, garantindo penteados perfeitos tanto para o dia a dia quanto para eventos mais sofisticados.
A franja cortina é a escolha ideal para começar a usar franjas ou deixar crescer
O corte de cabelo com franja cortina é perfeito para quem quer aderir a uma franja mas não está acostumado. Por não ser tão curta como os outros tipos de franja e nem tão grande como um franjão, é um ótimo estilo de transição, ajudando a se acostumar com o visual sem radicalizar muito. Além disso, a curtain bangs ajuda as mulheres que têm os fios da frente mais curtos e estão tentando deixar crescer. Como é um pouco mais alongada, a franja cortina é ótima para ajudar na transição entre fios mais curtos e mais longos, facilitando a adaptação das madeixas de comprimento maior.
As curtain bangs são versáteis e dá para usar dividida ou toda no centro
Não pense que mesmo recebendo o nome de franja cortina esse visual só pode ser usado repartido no meio. Uma outra forma de usá-la é penteando toda para um lado só. A franja ficará no centro da testa com as pontas apontadas para uma das laterais. Assim, você vai ter uma franja com movimento e um visual diferente para quando quiser inovar seu cabelo com franja cortina.
Você pode finalizar sua curtain bangs de diversas maneiras
Uma coisa é fato: quem tem curtain bangs dificilmente vai se entediar com o corte. Além de ter a opção de diferentes tamanhos e a possibilidade de dividir ao meio ou deixá-la toda no centro, existem muitas maneiras de finalizar o cabelo com franja cortina garantindo efeitos diferentes. Você pode apostar em mais volume ao aplicar um mousse. Esse produto vai ajudar a deixar os fios da franja mais volumosos e prontos para modelar da forma que quiser. Uma outra opção de finalização é usar um spray específico para criar o estilo de beach waves. Ele vai dar um acabamento ainda mais despojado na franja cortina, evidenciando o estilo messy. Ah, e não se esqueça: para facilitar a modelagem, divida os fios ainda molhados. Assim, a franja vai secar na divisão que você escolher.
Matéria publicada em 11 de junho 2021, por Webedia.