O cabelo com franja é moderno, delicado e muito feminino. E não é por acaso que muitas mulheres optam por esse corte quando querem dar uma atualizada no visual. No entanto, a franja precisa de um carinho especial no dia a dia - tanto no tratamento, quanto na finalização - já que ela fica muito evidente no rosto. Sem os cuidados adequados, a franja pode ficar desalinhada e comprometer o look.
Pensando nisso, preparamos esse guia com dicas de cuidados para quem quer investir em um corte com franja. Confira as dicas e saiba como mantê-la sempre bonita e alinhada em todos os tipos de cabelo.
MODELOS DE FRANJA: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE FRANJA E QUAIS OS MAIS INDICADO PARA CADA TIPO DE CABELO
Antes de partir para o corte, é importante conhecer os diferentes tipos de franja para escolher o que mais se adapta não só ao seu tipo de cabelo, como também ao seu formato de rosto. Além disso, caso queira fazer uma transformação completa, algumas sugestões de corte de cabelo com franja podem ajudar na decisão.
Esses são os cinco principais modelos de franja:
- Baby bangs: é uma franja curta, indicada para quem tem rosto oval, redondo ou quadrado. A baby bang funciona em todos os tipos de cabelo e é uma ótima opção para quem quer investir em um corte de cabelo curto com franja, como o chanel e o short bob.
- Franja reta: modelo de franja mais tradicional e conhecida, indicada para o rosto oval. É mais vista em cabelos lisos, mas também pode ser feita em cabelos cacheados. Para quem quer apostar no cabelo longo com franja, esse modelo é um dos mais indicados.
- Franja desfiada: tem as pontas mais desconectadas e com movimento, por isso é indicada para cabelos cacheados e ondulados. Recomendada para rosto quadrado e triangular e para complementar cortes moderninhos, como o long bob e o shaggy hair.
- Franja cortininha: dividida ao meio, ela é uma alternativa mais delicada e indicada para todos os tipos de fio. O cabelo com franja cortininha valoriza todos os tipos de rosto e diferentes cortes longos e médios, como long bob e o double long bob.
- Franja lateral: é uma franja mais alongada, que funciona em todos os tipos de cabelo e é muito indicada para rostos redondos, porque cria ângulos na face. Cortes como o chanel de bico são muito indicados para quem tem esse tipo de rosto e quer apostar no cabelo curto com franja lateral.
CABELO CACHEADO COM FRANJA: APOSTE EM TÉCNICAS DE TEXTURIZAÇÃO PARA ALINHAR OS FIOS
As técnicas de texturização são as maiores aliadas das cacheadas e crespas na finalização dos fios. E para estilizar o cabelo cacheado com franja não é diferente: técnicas como o dedoliss e a fitagem auxiliam no alinhamento dos fios e deixam a franja mais definida, independente do modelo escolhido.
Para melhores resultados, é indicado utilizar um creme de pentear específico para cabelos cacheados, com ativos hidratantes e umectantes como o óleo de coco e óleos vegetais, que vão dar mais maciez, alinhamento e brilho aos fios. Para acelerar a secagem dos fios e também conseguir mais definição, você pode contar com o auxílio de um difusor.
No dia a dia é importante ter uma rotina de cuidados capilares que inclua hidratações e nutrições periódicas, já que o cabelo cacheado e crespo costuma ser naturalmente mais seco e a saúde dos fios é fundamental para que o cabelo cacheado com franja fique sempre bonito.
CABELO LISO E ONDULADO COM FRANJA: LEAVE-IN COM PROTEÇÃO TÉRMICA E ÓLEOS CAPILARES AUXILIAM NA MODELAGEM DO CORTE
Quem tem cabelos lisos e ondulados geralmente enfrenta problemas como o frizz e a falta de alinhamento, o que pode ser um problema no cabelo com franja, já que o corte é bem evidente. A dica é indicado investir em um leave-in com proteção térmica que vá trazer mais hidratação e alinhamento para os fios, além de protegê-los da temperatura da chapinha, caso você a utilize para modelar a franja.
As onduladas que quiserem apostar em um efeito mais natural e despojado, podem apenas aplicar o leave-in e deixar os cabelos secarem naturalmente. Outra dica é não exagerar na aplicação do produto, especialmente se seus fios forem muito finos, pois a franja pode ficar pesada e sem movimento.
No dia a dia, não deixe de hidratar os fios regularmente para controlar o frizz e prevenir pontas duplas e outros danos que podem ser provocados pelo uso de chapinha. Nossa sugestão é apostar em produtos com tecnologia anti-umidade e ativos como a queratina e a manteiga de cacau, para nutrir e alinhar a franja e os cabelos com um todo.
COMO CORTAR FRANJA EM CASA: DICAS PARA ATUALIZAR O VISUAL SEM PRECISAR IR AO CABELEIREIRO
Se você está pensando cortar a franja em casa, é preciso ficar atenta a alguns detalhes para alcançar um resultado satisfatório. A primeira dica é se certificar que a sua tesoura está bem amolada e em bom estado, para que o corte seja bem preciso. A segunda dica é a respeito da divisão: de forma geral, a maioria dos modelos de franja tem a divisão triangular, mas isso pode mudar de acordo com o modelo escolhido.
Lembre-se também de fazer o corte com a técnica mais adequada para o seu tipo de cabelo. Para cortar a franja em cabelos cacheados e crespos é recomendado fazer o corte a seco, porque com os fios molhados e esticados o corte pode ficar desalinhado, diferentemente dos cabelos lisos, que podem ser cortados úmidos. Por fim, deixe sempre alguns centímetros de segurança para que a sua franja não fique mais curta do que o desejado e você tenha comprimento suficiente para trabalhar o acabamento.
Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.