Quem passa muitas horas sentada, exagera um pouquinho no sal na alimentação ou costuma pular as atividades físicas durante a semana logo percebe que a barriga inchada vira uma companheira indesejada e persistente. Apesar de ser ligado também a outros fatores como alterações hormonais e intestino preguiçoso, por exemplo, o inchaço é um problema que pode ser combatido com a ajuda de uma dieta balanceada com os alimentos certos - e, é claro, muito líquido. Confira quais itens aliar às refeições e livre-se do desconforto abdominal!
1- Abacaxi
Além de ser rico em água, o abacaxi também possui uma enzima específica que facilita a digestão - a bromelina - e, consequentemente, colabora para que as refeições não pesem no estômago, gerando o inchaço e dor no abdômen. A melhor parte é que, além de bom para a saúde, essa fruta também é bem versátil e combina até mesmo com pratos frios como as saladas, por exemplo.
2- Ameixa
Caso o inchaço seja relacionado ao intestino preguiçoso, a ameixa pode ser uma ótima alternativa para regular o organismo de forma natural e, assim, evitar os efeitos colaterais desse problema. Essa fruta é conhecida por ter um efeito laxante, estimulando o corpo com suas fibras a funcionar da maneira correta e sem causar impactos muito fortes como os remédios que prometem o mesmo efeito.
3- Aveia
Ainda sobre o inchaço causado pelo mau funcionamento do intestino, o farelo de aveia é outro aliado bastante indicado para eliminar as dores e aspecto mais cheinho na barriga. Na verdade, não só ele como outros grãos integrais e sementes, como a quinoa, linhaça e chia fazem a diferença quando inseridos na dieta por auxiliarem o trânsito intestinal e, de quebra, ajudarem no emagrecimento.
4- Chá de hibisco
Agora, se a retenção de líquido é a culpada pela sensação incômoda na barriga, a dica é investir na hidratação com chás como os de hibisco, cavalinha e verde. Esses tipos, especificamente, são conhecidos pelo efeito diurético, que leva o corpo a expelir o líquido retido e voltar ao estado normal. Com a ingestão deles, em pouco tempo você estará desinchada e bem mais leve.
5- Água de coco
Quando o assunto é hidratar o corpo, além da água mineral - indispensável em qualquer dieta, outra opção é renovar e estimular o organismo com a água de coco. Assim como os chás citados acima, ela também tem propriedades diuréticas e, por isso, ajuda a acelerar o adeus ao aspecto de inchaço e mal estar.
6- Vegetais verdes
Alface, couve-flor, brócolis e pepino são só alguns dos vegetais e hortaliças verdes que auxiliam no funcionamento do intestino, são de fácil digestão e, consequentemente, melhoram a saúde e o bem-estar de quem se preocupa em inserir pelo menos uma dessas opções nas duas refeições principais do dia - tanto no almoço, quanto no jantar.
Para saber qual é o motivo do seu inchaço abdominal, lembre-se de procurar um médico especialista
É bem verdade que uma dieta equilibrada e rica em alimentos naturais não tem contra-indicações, mas vale ressaltar que se as suas refeições estão dentro do recomendado e, mesmo assim, a sensação de incômodo no abdômen não melhora, é recomendável procurar um médico que entenda do assunto para investigar a verdadeira raiz do problema. Como especialista, só ele saberá o melhor caminho para resolver a situação de uma vez por todas.