Sabe os dias que seu cabelo parece ter acordado de mau humor? Já parou pra pensar que o responsável por isso pode estar na tubulação de água que chega à sua casa? Um estudo conduzido pela Proctor & Gamble, publicado no "Journal of Cosmetic Science", concluiu que o cobre presente na água que usamos para tomar banho pode causar danos aos cabelos.
A cientista Jennifer Marsh e sua equipe avaliaram o cabelo de mais de 300 pessoas em nove países e descobriram níveis diferentes de cobre nos cabelos. Alguns participantes apresentaram 500 átomos de cobre para cada milhão de moléculas em seu cabelo, mas a média era entre 20 e 200 por milhão de átomos.
O cobre enfraquece os cabelos
O cobre que vem através da água do chuveiro é absorvido pelos cabelos ao longo do tempo. Como resultado, as cutículas dos fios ficam enfraquecidas, contribuindo para o aparecimento de pontas ramificadas. O estudo ainda afirma que a questão é ainda mais prejudicial para quem possui cabelos tingidos ou tratados com química .
Como evitar os danos?
Já que a opção de não lavar os com água do chuveiro ou pia é inviável, invista em um filtro de água. Muitas tubulações são feitas de cobre, por isso um filtro ajudará a manter a qualidade da água ao passar pelo sistema. Usar um óleo específico para cabelos sela os fios e protege contra os danos, além de ser uma forma eficaz para restaurar a hidratação dos fios secos e danificados.
Vale também investir em shampoos com limpeza profunda a cada 15 dias, para remover o acúmulo de cobre das madeixas. Recomenda-se também fazer um tratamento profundo com máscara capilar uma vez por semana para garantir a saúde dos fios.
Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.