A mecha branca em cabelos coloridos ficou famosa pela personagem Vampira, do desenho animado "X-Men", que chegou aos cinemas interpretada pela atriz Anna Paquin. O estilo, que se sobressai principalmente em madeixas mais escuras não é só coisa da ficção, e é um problema genético chamado poliose.
Poliose pode ser hereditária e não é uma doença
Os fios grisalhos começam a aparecer, dependendo da genética de cada um, por volta dos 30 anos, à medida que os folículos capilares começam a produzir menos pigmentos até ficarem completamente brancos. Para quem tem poliose, a questão da idade não é tão levada em conta e mechas grisalhas podem aparecer na infância, como aconteceu com Stacy London, a apresentadora da versão internacional do programa "Esquadrão da Moda", que teve sua mecha grisalha ainda na infância.
A síndrome, que pode acontecer em mechas de cabelos, cílios, nos pelos do corpo, sobrancelhas, mas não é uma doença. A maioria das pessoas que porta a poliose é saudável e só não tem presença de pigmento em determinado local do corpo, problema que não se alastra ou muda de tamanho, e que, na maioria das vezes, é traço hereditário.
Problema genético pode ser sintoma de algumas doenças
Para algumas poucas, o problema genético pode ser sintoma de doenças de pele mais graves como vitiligo, e doenças genéticas, tais como a síndrome de Marfan e síndrome de Waardenburg. Em crianças, como a incidência de cabelos brancos é muito mais rara, a poliose também pode ser sintoma de alopecia areata, doença da tireoide, anemia, ou deficiência de vitamina B-12, e é preciso ir até o médico para saber se há risco de doença ou a mecha grisalha é só um "detalhe pessoal" no seu código genético.
Algumas figuras famosas como a socialite Bethy Lagardere e a cantora Bonnie Raitt assumiram suas mechas centrais, mas muitas pessoas que tem poliose preferem colorir os fios. No couro cabeludo, as regras para pintar essa mecha grisalha é igual a de tingir os fios brancos, que precisam de alguns cuidados, como escolher tinta com numeração correta para que a coloração dure mais tempo. Quando o caso acontece na sobrancelha e nos cílios, o ideal é procurar um dermatologista para indicar o tipo de "tratamento" para mudar a cor dessa região.
Maria Antonieta: diz a lenda que a rainha ganhou cabelos brancos em apenas um dia
Diz a lenda que a rainha Maria Antonieta ficou com os cabelos brancos no momento que soube que seria guilhotinada. O caso da francesa virou objeto de estudos e hoje, apesar de não ter provas a respeito do caso, muitos cientistas apostam que a rainha teve um caso de alopécia areata gerada pelo estresse da execução.
Essa síndrome, diferente da poliose, causa queda dos fios, o que para Maria Antonieta significou a perda do cabelo loiro, mais finos e frágeis, e a resistência dos grisalhos, mais fortes, o que deixou a figura histórica com madeixas brancas antes de ir para a guilhotina.
Matéria publicada em 15 de Abril de 2021, por Webedia.