Na hora de fazer uma transformação e mudar a cor das madeixas, muitas mulheres optam por colorir o cabelo sozinhas. Isso pode ser feito sem nenhum problema, mas, para quem vai pintar o cabelo sozinha pela primeira vez, é importante tomar alguns cuidados de acordo com o seu tipo de fio e estilo de coloração.
Para te ajudar a acertar no processo, separamos 7 dicas que valem tanto para quem vai fazer a coloração sozinha pela primeira vez, como para quem já é experiente. Quer saber como fazer isso sem errar e garantir que o resultado fique incrível e exatamente do jeito que você planejou? Então, vem conferir!
Comece o processo fazendo um teste de sensibilidade
O teste de sensibilidade é o primeiro passo para ter certeza que a coloração não provocará nenhuma alergia no seu couro cabeludo. Aplique uma pequena quantidade do produto na pele e aguarde o tempo de ação do produto. Depois, lave e aguarde algumas horas para se certificar de que não haverá nenhuma reação.
O teste de mecha é fundamental para acertar na cor
Também é fundamental fazer um teste de mecha para garantir que o resultado seja o desejado. Antes de aplicar a coloração em todo o cabelo, separe uma mecha e passe o produto nela. Aguarde o tempo de ação e enxágue, para confirmar que a cor fique como você planejou.
A coloração de caixinha clareia o cabelo até 3 tons
Se você quiser clarear o cabelo até 3 tons, não é preciso descolorir os fios. Isso porque o creme revelador já tem a capacidade de clarear as madeixas nessa gradação. Mas, se o objetivo for deixar o cabelo muito mais claro ou platinar, vai ser necessário descolorir previamente.
Respeite o tempo de ação indicado nas instruções
Para conquistar o resultado desejado, é importante respeitar o tempo de ação da sua coloração. Algumas pessoas acreditam que aumentar o tempo de ação pode melhorar a fixação da cor, mas isso não é verdade. Siga sempre a indicação de tempo da caixinha para garantir o resultado ideal e manter a saúde dos seus fios.
Prefira pintar o cabelo quando a raiz estiver suja
É uma boa ideia pintar o cabelo quando a raiz já estiver mais sujinha. Isso porque a oleosidade natural ajuda a proteger os fios e o couro cabeludo na hora da coloração. Isso reduz a chance de ter alguma reação à química e evita danos no seu cabelo.
Use creme hidratante ou vaselina para proteger a pele
Um erro muito comum, principalmente entre quem ainda não tem muita experiência, é manchar a pele ao redor do cabelo com a coloração. Para evitar esse problema, aplique um creme hidratante ou vaselina na testa, orelhas e nuca. Isso evita que a pele fique manchada e ajuda a limpar na hora de lavar o cabelo.
Lembre-se que uma caixinha pode não ser suficiente
Outro erro comum é comprar apenas uma caixinha para pintar os cabelos longos ou com muito volume. A quantidade de coloração em uma caixinha é indicada para os cabelos curtos, mas quem tem mais cabelo pode precisar de duas ou mais. Por isso, é importante ter se certificar de que o produto que você tem é suficiente para todo o processo.
Matéria publicada em 07 de abril 2021, por Webedia.