Você já ouviu falar em tricologia? Apesar do nome difícil, ela nada mais é do que um ramo da dermatologia que estuda os fios e o couro cabeludo. O objetivo desse tipo de profissional é investigar possíveis problemas, manter a saúde do seu cabelo e couro cabeludo e, é claro, deixar os fios ainda mais bonitos.
Mas você sabe quando é recomendado procurar a ajuda de um tricologista? Embora ele possa ser consultado mesmo por quem tem o cabelo saudável, algumas condições podem ser um sinal de que está na hora de buscar um especialista. Vem conhecer um pouco mais sobre a tricologia e descobrir quando ela é necessária.
Qual é o papel do tricologista?
Assim como o dermatologista examina e trata os problemas da pele do corpo e rosto, o tricologista vai cuidar do couro cabeludo e dos fios. O papel dele é avaliar a região e investigar a causa para qualquer problema que esteja comprometendo a saúde do seu cabelo e pele, seja descamação, queda, fraqueza ou outro. Aí, então, é possível encontrar o melhor tipo de tratamento para a situação.
O tricologista pode ser consultado a qualquer momento, mas ele é muito indicado para as pessoas que têm problemas persistentes ou recorrentes nos fios ou no couro cabeludo. Quer saber quando procurar um especialista? Confira 5 momentos em que vale a pena marcar uma consulta.
1. Para tratar a queda e afinamento capilar
A queda de cablo é um dos motivos que mais levam as pessoas a procurarem um tricologista. O profissional é capaz de avaliar o problema, determinar a causa da queda ou do afinamento e indicar o melhor tratamento. Assim, é possível minimizar ou mesmo reverter a condição.
2. Para analisar oleosidade excessiva nos fios
As mulheres que têm cabelo muito oleoso também podem procurar um tricologista para tratar a questão. Nesse caso, ele pode orientar sobre os hábitos que podem causar o problema, entender a causa para o excesso de oleosidade e receitar fórmulas especiais para a limpeza do cabelo.
3. Para tratar infecções e inflamações no couro cabeludo
Se você tem infecções ou inflamações no couro cabeludo que causam coceira ou vermelhidão, o tricologista também é o profissional certo para procurar. Ele pode determinar se o problema é causado por fungos ou doenças como psoríase e foliculite, receitando o melhor tratamento.
4. Para amenizar ou curar caspa e descamações recorrentes
Quem tem caspa ou descamação recorrente no couro cabeludo costuma ter muito incômodo. Ainda bem que isso pode ser tratado com a ajuda de um tricologista. O médico é capaz de avaliar cada caso, investigar as causas e indicar o melhor tipo de tratamento para acabar com o problema.
5. Para investigar alergias a produtos de higiene
As reações alérgicas também causam coceira e vermelhidão no couro cabeludo e podem ser provocadas pelo seu shampoo ou outro produto de limpeza ou tratamento capilar. O tricologista pode determinar qual componente causou a alergia e ajudar a tratar o problema.
Matéria publicada em 05 de Março de 2021, por Webedia.