Para quem gosta de cuidar da pele do rosto e tratar a flacidez, as rugas e as linhas de expressão, saiba que é possível - e nada trabalhoso - fazer isso em casa. Com produtos e hábitos certos, fica fácil amenizar os sinais da idade, que podem surgir a partir dos 25 ou 30 anos e ficar mais intensos na fase dos 40 e 50. Os cremes anti-idade já são conhecidos entre algumas mulheres, mas é importante saber os componentes a procurar nas fórmulas para tratar cada problema, além das melhores formas de as usar em casa. Confira!
Procure por cremes hidratantes que ajam diretamente nas fibras de colágeno
O motivo do envelhecimento da pele é a perda de colágeno, substância que dá firmeza e sustentação à pele. Ao longo da idade, ele vai diminuindo sua produção, e é por isso que a pele começa a ficar flácida. Um dos componentes encontrados nos cremes anti-idade é o Pro-Xylane, que é uma molécula que age diretamente nas fibras de colágeno, reestruturando a pele e deixando-a mais densa e firme. O componente pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, mas vale uma ida ao dermatologista antes de apostar no produto.
Cremes com LHA ajudam na esfoliação e renovação da pele
O LHA - ou seja, lipo-hidroxiácido - é um derivado leve do ácido salicílico, que ajuda no combate da acne e também auxilia no tratamento contra o envelhecimento por promover uma micro-esfoliação e renovação das células, o que faz o rosto mais liso e macio. Como é um ingrediente sutil, ele pode ser encontrado em cremes anti-idade que também tenham outros componentes, e pode ser usado em qualquer tipo de pele.
Cremes para rugas com Retinol regeneram a pele do rosto
O ácido retinóico é um derivado potente da Vitamina A e ajuda no envelhecimento da pele porque protege as fibras de colágeno. Ou seja, para quem está começando a apresentar os sinais de envelhecimento, como linhas finas e marcas de expressão, vale apostar na substância, que também pode ser encontrada em cremes anti-idade. O Retinol também é mega hidratante e ajude na regeneração da pele, minimizando rugas, poros largos e manchas escuras causadas pelo sol.
Produtos anti-idade com vitamina E auxiliam no combate aos radicais livres
Você sabe o que são radicais livres? São ativos que "quebram" as fibras de colágeno, abrindo espaço para a criação de rugas e linhas de expressão, além de manchas causadas pelo sol. Por isso, uma outra dica para tratar dos sinais de envelhecimento da pele em casa é apostar nos cremes com vitamina E, que é um antioxidante natural que combate esses radicais livres. A vitamina age a longo prazo, reenergizando a pele do rosto aos pouquinhos, mas logo de início ela já entrega um aspecto macio e hidratado à pele do rosto.
Protetor solar é indispensável para prevenir a flacidez e as manchas
Pode até não parecer mas outro tratamento para ajudar no rejuvenescimento da pele é o protetor solar. Na verdade, o item é mais do que um tratamento a longo prazo, mas sim um hábito que todas as pessoas devem ter para prevenir manchas solares e irreversíveis como o melasma, flacidez e o câncer de pele. A dica é apostar em filtros que sejam próprios para o rosto e também aqueles que tenham texturas e componentes vantajosas para cada tipo de pele, ou seja, mista, oleosa ou madura.
Máscaras de argila podem ter ação antienvelhecimento para a pele do rosto
As máscaras de argila também podem ser incluídas nos cuidados caseiros para rejuvenescer a pele do rosto. Existem diversos tipos de máscara no mercado de beleza e aquelas que cuidam da textura da pele são as matificantes - que previnem o aumento de sebo, que pode acelerar o envelhecimento por conta das espinhas, e aquelas iluminadoras, que são capazes de bloquear as impurezas da pele, como maquiagem e poluição, para que não sejam absorvidos pela derme.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.