Já se foi o tempo em que só dava para esconder o cabelo branco com coloração: o spray temporário apareceu para revolucionar o mundo dos cosméticos! Com ação imediata e fácil aplicação, ele é a solução ideal para quem está com as primeiras mechas brancas, quer adiar um pouco o retoque de tinta na raiz ou não está podendo usar químicas - já que sua fórmula livre de componentes agressivos é indicada até mesmo para mulheres grávidas. Quer saber mais sobre o produto? Confira a matéria e tire todas as suas dúvidas!
Spray temporário pode ser usado em qualquer tipo de cabelo e precisa acompanhar a cor do comprimento
Com uma gama de cores que vai do louro claro ao preto, o spray temporário pode ser usado em diferentes tipos e tons de cabelo. Sendo assim, para que o look fique perfeito e uniforme, é só escolher a versão que acompanhe ou chegue o mais próximo possível da cor das pontas - estejam elas ao natural ou com alguma coloração.
Em geral, na própria embalagem dá para verificar o tom e comparar com uma mecha do seu cabelo para conferir se ele é o ideal para suas madeixas; mas, mesmo que não encontre uma cor exata, não precisa se preocupar: o produto é formulado para se adaptar à cor dos fios!
Produto tem ação instantânea e cobre os cabelos brancos em segundos
Por causa do formato em spray, a aplicação da tinta temporária é superprática! Não tem mistério: é só agitar a embalagem, borrifar alguns jatos precisos nas raízes do cabelo seco divididas ao meio e, depois, dar uma leve esfumada com a ajuda de um pente para que não fique nenhuma marcação entre as pontas e a raiz.
Com uma fórmula livre de química, além da praticidade, o spray ainda tem a vantagem de não oferecer nenhum tipo de risco para o cabelo - o que permite que ele seja reaplicado todos os dias sem a chance de comprometer os fios.
Dica para evitar o excesso:
Embora a praticidade acompanhe a aplicação do spray, vale recorrer a alguns truques simples para evitar o excesso de tinta na raiz. Veja!
- Solte os jatos do produto a uma distância de, aproximadamente, 15 centímetros do couro cabeludo;
- Três segundos são suficientes para cobrir as raízes brancas com o spray. Não tem necessidade de ir muito além disso;
- Não esqueça de usar o pente para espalhar melhor o produto e tirar o efeito marcado;
- Se, mesmo com esses cuidados e jatos precisos, a risca do cabelo ficar manchada, use um cotonete com um pouco de água e sabão para limpar.
Produto não substitui a coloração e deve ser aplicado apenas nas raízes
Embora esconda perfeitamente o cabelo branco, o spray temporário não ocupa o lugar da coloração. Sendo assim, quem já tem muitos fios grisalhos ou muda a cor das madeixas deve continuar apostando na tinta permanente e só recorrer ao produto para disfarçar as raízes quando estas precisam ser retocadas.
No caso de quem altera a cor do cabelo, a necessidade da coloração permanente é ainda maior, já que o spray for formulado para ser aplicado apenas nas raízes e não no comprimento.
Tinta temporária permanece nos fios até o dia da próxima lavagem com shampoo
Por se tratar de uma tinta temporária, uma dúvida muito comum é em relação à sua duração nos fios. Tem quem ache que ela só consegue esconder os cabelos brancos durante um determinado tempo e que, depois disso, o look fica desprotegido; no entanto, isso não acontece: se for aplicado corretamente, o spray permanece intacto até a próxima lavagem com shampoo!
Dependendo do contato com a água e a transpiração, o máximo que pode acontecer é o tom acabar desbotando um pouco ao longo do dia. Mas, para resolver isso, é só levar o produto na bolsa e reaplicá-lo rapidamente sempre que houver necessidade de reavivar a cor.
Grávidas e mulheres com cabelos quimicamente tratados também podem apostar no spray
Outra dúvida muito comum é em relação ao efeito do spray nos cabelos quimicamente tratados e em mulheres grávidas. Será que elas realmente podem apostar nele ou há algum risco?
Para responder essa pergunta, é só considerar que a sua fórmula livre de componentes agressivos - como a amônia; o componente que não é indicado para os fios de mulheres grávidas e nem de quem faz alisamentos. Sendo assim, funcionando como uma espécie de maquiagem para cabelo, o produto age apenas na superfície e não causa nenhum dano por não penetrar na fibra capilar.
Matéria publicada em 12 de março 2021, por Webedia.