Quem tem cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas vive um dilema na hora de comprar o shampoo: escolher um produto com alto poder de limpeza para remover as impurezas da raiz ou um mais leve para não prejudicar a parte ressecada? Mas, para a alegria de quem sofre possui cabelos mistos, já é possível conciliar o melhor dos dois mundos usando um shampoo que contém os benefícios necessários para as duas partes. Confira mais detalhes!
Combinação de componentes hidratantes e purificantes é ideal para cabelos mistos
Na hora de escolher o melhor shampoo para cuidar da raiz oleosa e das pontas ressecadas, as mulheres que sofrem com esse problema costumam priorizar o cuidado de apenas um dos lados ou acabam escolhendo produtos de diferentes efeitos para tratar, separadamente, as duas partes do cabelo - o que acaba não resolvendo a questão, já que o shampoo aplicado na raiz também passa a ter contato com as pontinhas ao ser enxaguado.
Mas, como nada disso funciona, para não errar na hora da escolha, a dica é priorizar os produtos que promovem uma limpeza profunda no couro cabeludo e garantir a sensação de frescor que faz diferença para quem sofre com o excesso de oleosidade. Já em relação à fórmula, o segredo é ir em busca daqueles que contem com um ativo limpante e outro hidratante para higienizar a raiz e nutrir os folículos desidratados.
A nova linha Elseve Pure Hialurônico combina ácido hialurônico com ácido salicílico e garante dupla ação de hidratação e purificação dos fios. Com os produtos da linha é possível garantir purificação e controle da oleosidade para o couro cabeludo, além de garantir hidratação e maciez para o comprimento dos fios. Controle a oleosidade do seu cabelo sem abrir mão da hidratação com a nova linha Pure Hialurônico.
Fios mistos devem ser lavados em dias alternados
Além de escolher o shampoo que limpa enquanto hidrata, quem tem cabelo misto também deve ficar atenta à frequência da lavagem. Ao contrário do que muita gente acredita, lavar as madeixas todos os dias só tende a piorar o problema, já que resseca ainda mais as pontas secas e contribui para o aumento da produção de sebo no couro cabeludo. Por isso, um dos segredos para ajudar no tratamento é lavar os fios em dias alternados - um dia, sim; outro, não.
O efeito rebote que causa o aumento da oleosidade na raiz acontece pelo seguinte motivo: as glândulas sebáceas do couro cabeludo acabam produzindo mais óleos ao perceberem que a região está instantaneamente ressecada - piorando, assim, o aspecto pesado das madeixas.
Enxague com água fria ajuda a potencializar o efeito do shampoo
Outra dica infalível para ter ainda mais resultado com o shampoo que une hidratação e limpeza é enxaguá-lo com água fria - medida que, aliada ao produto específico, garante fios selados e mais brilhosos. Como o jato quente dilata as cutículas, aumenta a produção de sebo e resseca as pontas, ela é uma das inimigas das donas de fios mistos por facilitar a piora da oleosidade e do aspecto seco.
Para quem quer seguir a recomendação, mas não consegue lidar com o frio no banho, a dica é a seguinte: reserve, pelo menos, o último enxague com o jato gelado ou faça toda a lavagem com temperatura do chuveiro regulada entre morna e fria.
Matéria publicada em 23 de março 2021, por Webedia.