Entre as donas de madeixas alisadas, uma coisa é certa: a chapinha é a melhor amiga! É ela quem proporciona o efeito liso perfeito e, quando a temperatura está amena, ainda deixa a rotina capilar bem mais prática por manter os fios arrumados por dias. Mas o que fazer se ela der um defeito de última hora, faltar tempo para alisar os fios em um dia super agitado ou bater aquela preguiça? Calma, nós temos a solução! Confira algumas dicas de finalização e, ainda, inspire-se com alguns penteados práticos para salvar o look!
Provoque o efeito ondulado nos cabelos
As chapinhas são indispensáveis na rotina de uma alisada porque nem sempre o cabelo fica com um formato bonito secando ao natural - principalmente, quando já se passaram alguns meses desde o retoque ou quando as pontinhas estão ressecadas. Mas existem alguns truques básicos para deixar as madeixas apresentáveis mesmo sem essa fonte de calor, e o principal deles é finalizar os fios deixando ondas marcadas pelo comprimento.
Para conseguir o efeito, é bem simples: depois de lavar o cabelo normalmente, o truque é usar um leave-in nas pontas, deixá-lo secar durante um tempo e, com eles ainda úmidos, fazer um coque baixo e bem frouxinho. Se estiver com um tempo extra na agenda, deixe os fios secando ao natural; mas, se for um dia de correria, vale apostar no secador com baixa temperatura, por cima dos cabelos ainda presos, ou sair com o coque e só soltá-lo quando chegar ao seu destino. Agitar bastante a raiz na hora de soltar é outra dica importante para que eles não fiquem muito colados no couro cabeludo e ganhem movimento; mas se os fios novos já estiverem destoando no visual, você também pode arrematar o look com arcos e tiaras para disfarçar o problema.
A velha e boa touca também pode ser usada
Quem nunca ouviu a mãe ou a avó falar do truque da touca? Esse segredo de beleza tão usado no passado garantia o efeito liso muito antes das chapinhas entrarem no mercado, contando apenas com grampinhos e meia fina, algumas horas de sono e pronto! Para reproduzir a técnica, não há mistérios: basta fazer uma risca em uma das laterais da cabeça e pentear todo o cabelo para o lado oposto, como se estivesse formando uma faixa com as próprias mechas. Depois, você pode firmar a touca com grampinhos ou, ainda, usando uma meia fina cortada na parte da cintura. Por exigir algumas horinhas até que o cabelo ganhe o formato "liso com movimento", o ideal é recorrer ao truque na hora de dormir. Por causa disso, é perfeito para aquelas que já estão sofrendo com a falta da chapinha no dia anterior.
Invista nos penteados com acabamento 'messy'
Se mesmo com esses truques, você acha que seu cabelo não está legal para ser usado solto, a dica é recorrer a penteados despojados para continuar linda mesmo sem a chapinha. Os coques podrinhos , por exemplo, além de modernos, deixam qualquer visual mais estiloso e combinam com diversas ocasiões. Rabos de cavalo bem frouxinhos, duplos e tranças básicas também são boas maneiras de socorrer os fios - e esta última, inclusive, tem a vantagem de garantir aquele efeito ondulado depois de desfeita. Para incrementá-los, invista em arcos delicados, presilhas ou no acabamento com mechas da frente presas para trás com um grampinho.
Matéria publicada em 26 de fevereiro 2021, por Webedia.