Já aconteceu de alguém dizer que você não aparenta ter a idade que tem? Segundo especialistas, isso pode ser explicado cientificamente: por incrível que pareça, nossa pele não necessariamente envelhece na mesma velocidade que nós - e é por isso que mulheres com mais de 50 anos podem não apresentar qualquer ruga, enquanto outras de 20 e poucos já podem ter começado a lidar com linhas de expressão se formando no rosto. Mas, afinal de contas, porque a idade da pele nem sempre corresponde à idade de nascimento? Continue lendo a matéria e saiba quais fatores influenciam diretamente nesse assunto!
Idade biológica x idade cronológica: o que acontece na pele
Ainda que o tempo influencie na idade cronológica de alguém, ele não necessariamente interfere na idade da pele. Parece estranho, mas a explicação é que o "envelhecimento extrínseco", ou seja, aquele que se nota na aparência de alguém, fica mais ou menos evidente não conforme a interferência do tempo, mas de fatores ligados aos costumes tanto de cuidado com a pele como de alimentação e até exercícios físicos.
Conheça as causas que têm relação direta com a aparência exterior da pele
1.Exposição solar frequente
Se a pele é exposta ao sol sem proteção, não tem jeito: os reflexos de um rosto menos luminoso e enrugado será notado em qualquer idade. Isso acontece porque os raios UVA são capazes de alcançar camadas profundas da derme e formar os radicais livres, que são responsáveis pela flacidez, rugas e linhas de expressão.
2. Hábitos alimentares diários
A frase "você é o que você come" vale também para pele, viu? Assim, se os hábitos alimentares são ruins e a dieta é recheada de álcool, comidas gordurosas ou açúcares, é bem provável que a pele responda a esses alimentos com o aumento da oleosidade e perda de viço. Ter um cardápio balanceado e repleto de vitaminas, como a D e C, por exemplo, seria a melhor saída para uma aparência saudável.
3. Prática de exercícios
Movimentar o corpo ativa todos o organsimo e, por consequência, permite a liberação de toxinas e até mesmo a produção de hormônios importantes para o bem-estar - logo, não é de admirar que esse fator também influencie na pele mais viçosa e bem cuidada, né? A prática de exercícios como caminhada, yoga e até mesmo a musculação, portanto, faz toda diferença!
4. Bons hábitos de vida
Eliminar o cigarro da rotina, começar a pegar as escadas em vez do elevador, controlar a respiração e dormir bem são hábitos simples e que também influenciam na aparência mais descansada (ou não) da pele. É por isso que alguém com uma rotina mais regrada, que prioriza boas práticas e estrutura toda a rotina respeitando o corpo e suas necessidades costuma aparentar sem bem mais nova do que a data de nascimento diz.
5. Contato com a poluição do ar
Por fim, viver em grandes cidades também pode influenciar negativamente na pele - e o motivo é todo por conta da poluição. Ainda que não seja visível, as partículas tóxicas que circulam pelo ar entram em contato com o rosto, alteram o pH da derme e, por fim, impedem que os poros liberem as sujeiras e resíduos acumulados no dia. Isso, com o tempo, resulta em rugas, aspecto cansado e problemas de pele.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.