As mulheres não abrem mão de seus secadores, chapinhas e babylisses para modelar as madeixas. Porém, o uso excessivo de ferramentas que trabalham com calor pode danificar os cabelos, deixando-os ressecados. Devido à isso, a indústria de cosméticos lança cada vez mais no mercado novidades para serem utilizadas em associação a altas temperaturas, como os protetores térmicos e os produtos termoativados. Entenda a diferença entre os dois.
Protetor térmico protege os fios de altas temperaturas
Como o próprio nome já diz, o protetor térmico protege os fios dos males causados pelo uso excessivo de ferramentas modeladoras, e ajuda a manter os cabelos saudáveis. Os termoprotetores são ativados pelo calor e não deixam a alta temperatura dos aparelhos afetarem a fibra capilar, ao criar uma película protetora ao redor do fio, selando sua cutícula, o que previne o ressecamento e a porosidade.
Ao ser usado antes da escova ou da chapinha, os termoprotetores ainda têm a função de manter os fios lisos por mais tempo. Com a fibra capilar selada, a umidade e o calor têm mais dificuldade de penetrar no fio, e, desta forma, a formação de frizz é evitada. Tanto os protetores térmicos quanto os produtos termoativados devem ser aplicados nos cabelos limpos, ainda úmidos, antes da estilização.
Termoativados usam do calor para tratar os cabelos
Já os produtos termoativados possuem em sua composição substâncias nutritivas, que em associação ao calor, hidratam os cabelos, agindo de forma preventiva aos prejuízos que a exposição intensa a altas temperaturas pode causar. Ao contrário do protetor térmico, o termoativado não precisa ser aplicado a cada estilização dos fios. Por ser um tratamento, o produto só deve ser utilizado em caso de necessidade das madeixas.
Como os protetores térmicos e os produtos termoativados podem ser encontrados em diversas fórmulas - cremes, óleos, séruns e sprays -, é necessário levar em consideração o tipo e a quantidade de cabelo para escolher a consistência ideal. As donas de fios crespos e cacheados, mais difíceis de serem modelados, devem dar preferência às versões em creme. Já quem possui madeixas mais finas pode optar por texturas leves, como óleo e spray.