Na hora de comprar um produto de cabelo, o aroma, o efeito e, em alguns casos, a composição sempre são checados antes de levá-lo para casa. No entanto, um detalhe importante que muita gente deixa passar despercebido é o prazo de validade. Mas será que realmente tem problema usar um creme de tratamento, condicionador ou shampoo vencido? Confira a matéria para descobrir!
Efeito dos produtos é comprometido com o prazo de validade vencido
No geral, para escolher um produto de cabelo, o efeito que ele promete é o que mais é levado em conta. Quem tem fios ressecados, por exemplo, costuma usar máscaras que tenham óleo em sua composição, enquanto aquelas que sofrem com oleosidade contam com shampoos específicos para fazer a limpeza profunda no couro cabeludo.
Sendo assim, uma das dicas mais importantes para garantir o resultado que se espera nas madeixas é verificar o prazo de validade dos produtos! Muitas pessoas ignoram esse cuidado, mas, se eles não estiverem em dia, os ingredientes que fazem parte da composição perderão sua eficácia e ainda há o risco de um aumento gradativo de ressecamento capilar.
Produtos de cabelo vencidos também podem causar alergias
Mas a ação reduzida e o efeito rebote não são os únicos problemas dos cremes e shampoos vencidos: em alguns casos, eles também podem causar alergias! O motivo é simples: assim como acontece com os ingredientes que garantem a ação do produto, os conservantes também perdem sua eficácia, deixando de protegê-lo contra bactérias e fungos.
No caso do shampoo, o problema é ainda maior por causa do contato com o couro cabeludo. Além de não conseguir eliminar as impurezas, quando é usado depois do prazo de validade, ele pode causar coceiras e irritações mais sérias.
Armazenamento em locais impróprios pode inutilizar um produto de cabelo que ainda esteja na validade
Você conferiu a validade e o produto ainda está no prazo. No entanto, ao usá-lo nos fios, percebe que o resultado não é o mesmo? Quando isso acontece, muita gente acha que as madeixas já se acostumaram com a fórmula e o shampoo ou creme precisa ser trocado; mas o motivo pode ser o modo como ele está sendo armazenado.
Para garantir que o produto dure o tempo indicado pelo fabricante, ele deve ser guardado em locais que não contem com uma variação muito grande de temperatura e umidade. Além disso, outro fator que contribui para a redução da ação e a proliferação de bactérias e fungos é não se certificar de que os frascos estão com as tampas devidamente fechadas e cometer o erro de pegar o creme de tratamento usando os próprios dedos - já que as impurezas do dia a dia também podem contaminar um produto que ainda está no prazo de validade.
Matéria publicada em 24 de março 2021, por Webedia.