Produtos agem de acordo com necessidade do cabelo
Shampoos, condicionadores, máscaras de nutrição, leave-in; são inúmeras as opções de produtos de tratamento para as madeixas e dentro deste universo existem variadas fórmulas e composições específicas para cada tipo de cabelo. Por isso, é comum variar o produto de acordo com a necessidade momentânea dos fios. "O que ocorre é o condicionamento do cabelo de acordo com sua necessidade. O efeito cosmético é o mesmo, o que muda é a percepção do usuário", explica a cosmetologista Célia Regina Carvalho.
Um produto específico para hidratar cabelos secos, por exemplo, agirá tratando este estado dos fios até que estes apresentem aspecto saudável. "Como a pessoa não vê outra alteração, acha que o produto não está fazendo efeito e se 'acostumou' com o cabelo. Mas, na verdade, a sua proposta já foi atendida", afirma Célia.
Cabelos quimicamente tratados demoram mais a reagir aos produtos
Para quem têm cabelos quimicamente tratados a sensação de que algum produto de tratamento se acostumou com as madeixas é bem maior. A cosmetologista explica o porquê: "devido às contantes tinturas e alisamentos, o cabelo pode demorar a apresentar o resultado esperado e aí parecer que o produto não está fazendo efeito. Assim surge a falsa impressão de que o cabelo se acostumou ao produto", explica Célia que recomenda uma pausa nos tratamentos químicos durante o processo de reparação dos fios, para que assim o efeito possa ser visto.
Produto ideal é aquele que deixa cabelos saudáveis
Segundo a cosmetologista o produto que causar aspecto macio, textura brilhosa, bom caimento e ausência de pontas duplas nos cabelos é o recomendado. "Não há como dizer se o cabelo está acostumado a determinado produto, aquele que deixar os fios saudáveis é o que deve ser usado", orienta Célia que ainda alerta sobre as constantes trocas. "A troca pode ser boa quando há necessidade, mas se houver muitas mudanças entre diferentes marcas pode ocorrer uma saturação de nutrientes, resultando em um cabelo sobrecarregado e com resíduos".
Matéria publicada em 11 de fevereiro 2021, por Webedia.