Na hora de colorir permanentemente os cabelos, além de escolher o tom ideal, é preciso tomar alguns cuidados específicos para fugir dos erros durante o processo. Um deles - que ainda gera muitas dúvidas - é em relação ao estado em que os fios devem estar antes da aplicação da tinta: o ideal é deixá-los limpos ou sujos? Se você faz parte do time que também não sabe a resposta certa ou quer entender melhor o porquê de uma ou outra opção, essa matéria é especialmente para você. Confira!
Oleosidade moderada ajuda a proteger o couro cabeludo e evitar o ressecamento
Se você já pintou o cabelo ou pesquisou sobre o assunto, provavelmente, já ouviu falar que o ideal é deixá-lo sujo antes da coloração. Mas será que isso faz sentido ou não passa de um mito? Para a alegria de quem sempre seguiu esse cuidado à risca, uma boa notícia: essa medida não foi em vão!
O motivo é bem simples: quando os fios estão oleosos, eles criam uma espécie de película protetora, que diminui as chances de irritação no couro cabeludo e ressecamento nas pontas - dois efeitos muito comuns com o uso de tintas. Isso não significa que aquelas que preferem lavar as madeixas já no dia da transformação estejam erradas; no entanto, deixá-las secas e um pouco sujas é a medida mais indicada por conta dessa proteção extra.
Não fique muitos dias sem lavar! Couro cabeludo muito oleoso pode comprometer a cor
Embora a oleosidade ajude a proteger os fios, é preciso ter cautela! Se o cabelo estiver muito sujo, em vez de trazer benefícios para o processo de coloração, você pode acabar aumentando as chances de irritação por conta das coceiras e comprometendo a cor escolhida - já que a alta produção de sebo pode alterar a pigmentação ou até impedir que ela seja devidamente fixada nas madeixas.
Sendo assim, para garantir um bom resultado, a dica é não ficar muitos dias sem lavar o cabelo. Para os fios mais secos, evitar esse cuidado até dois dias antes da coloração é suficiente, enquanto os muito oleosos devem ser higienizados na véspera, para que não haja nenhum problema com a pigmentação.
Colorações semipermanentes e tonalizantes não seguem a mesma regra
Enquanto as colorações permanentes devem ser aplicadas nos cabelos sujos e secos para uma melhor fixação, as semipermanentes e os tonalizantes seguem o caminho contrário. Diferentemente das primeiras, que contam com amônia na composição, elas formam uma camada superficial na fibra capilar - e, por isso, precisam que os fios estejam limpos e com as cutículas bem abertas para que ocorra a penetração do pigmento de cor.
Por isso, se preferir usar uma dessas versões de tinta, tenha o cuidado de molhar os fios e aplicar o shampoo antes de começar a aplicação. Mas nada de condicionador, certo? Por selar as cutículas, o produto deve ser usado apenas no enxague final, já com a coloração semipermanente ou o tonalizante nos fios.
Teste sua cor com o testador virtual de L’Oréal Paris
Além de escolher o tipo de coloração que você deseja para os fios, é importante saber qual cor vai combinar mais com você. Para te ajudar nessa missão, L’Oréal Paris apresenta o testador de cor virtual para você identificar como a coloração vai ficar no seu cabelo antes de pintar. Faça o teste agora e escolha a cor que mais combina com você!