Qualquer tipo de pele pode ficar sensível a qualquer momento e por diversas razões: clima frio, uso de medicamentos, maquiagem em excesso, exposição solar e até mesmo limpeza excessiva com esfoliantes e sabonetes muito adstringentes.
Diferente da pele seca, a pele sensível é uma pele reativa e sem defesa, que não tem muita relação com falta de água ou oleosidade. Saber reconhecer seus sinais, que são momentâneos e bem visíveis, é importante para evitar coceira excessiva e rachamento. Listamos as 4 principais características que podem te ajudar a descobrir se a sua pele está sensível. Confira e aprenda a cuidar!
1. Pele avermelhada como se tivesse queimada de sol
Sabe aquela pele coradinha de sol? A pele sensível, geralmente, fica dessa maneira por causa do ressecamento: quando a barreira de água natural da derme fica comprometida por algum motivo, como clima muito frio e seco, excesso de produtos adstringentes ou tratamentos contra acne. A pele costuma ficar ainda mais vermelha quando exposta ao sol, ao vento e outros estímulos.
2. Sensação áspera e repuxada em algumas áreas do rosto
Outro sinal de que a pele está sensível é a sensação áspera, como se fosse lixa. Para perceber essa característica, faça o seguinte: com a mão limpa, toque a pele levemente e sinta a textura dela. Se ela estiver áspera em algumas partes, como queixo e bochechas, é sinal de sensibilidade, já que uma pele sensível é lisa e macia. Junto à isso, a sensação de repuxamento também é comum.
3. Descamação também é um dos sinais da pele sensível
Quando a pele começa a descamar pode ser um sinal de sensibilidade. Isso pode acontecer, geralmente, no início de um tratamento anti-acne ou anti-manchas, que acaba removendo a oleosidade excessiva da pele, ou depois de uma exposição solar sem proteção. A descamação pode acontecer em qualquer parte do rosto e do pescoço e pode causar desconforto.
4. Pele sensível também pode coçar e arder
Talvez um dos sintomas mais desconfortáveis de uma pele sensível, a coceira acontece quando a pele está extremamente ressecada e com falta de água. Junto com a coceira, também pode aparecer a sensação de ardência, principalmente com o uso de medicamentos, excesso de limpeza e mudanças climáticas.
Como cuidar da pele sensível?
Não importando o seu tipo de pele - mista, oleosa, seca ou normal - a pele sensível pode ser tratada de maneira parecida, já que o importante é evitar produtos muito fortes e que contenham álcool, além de caprichar na hidratação! Confira algumas dicas essenciais para aliviar os sintomas:
Água micelar: a pele sensível deve ser limpa, mas com produtos leves e sem álcool. Uma opção é a água micelar, que limpa sem agredir com apenas 1 algodão e não precisa de enxágue. Ponto positivo para quem sofre com a vermelhidão pós-lavagem!
Protetor solar: como a defesa da pele fica comprometida, o protetor solar é indispensável para não piorar os sintomas da pele sensível e nem ocasionar manchinhas indesejadas. Escolha uma versão própria para o rosto e com FPS de, no mínimo, 30.
Creme hidratante: hidratar a pele sensível é fundamental para driblar o ressecamento e a aspereza do rosto! Use cremes faciais ou aposte nos óleos vegetais com massagens leves sobre a pele.
Máscara facial: as máscaras de argila vermelha são hidratantes e ajudam na renovação celular, ativando a circulação sanguínea da pele. Um tratamento profundo e prático para ser feito em casa e melhorar a coceira e a sensação de aspereza do rosto.
Matéria publicada em 25 de Março de 2021, por Webedia.