Você parou de tomar o anticoncepcional e as espinhas começaram a surgir - será que uma coisa tem a ver com a outra? A resposta é que sim, provavelmente a interrupção da pílula pode ter a ver com o aumento da oleosidade no rosto e, consequentemente, o surgimento das inflamações na pele.
Mas por que isso acontece? Qual é a melhor forma de tratar a acne e a pele oleosa? Continue lendo a matéria para tirar suas dúvidas e entender como montar uma rotina de cuidados eficiente.
Por que depois que parei o anticoncepcional fiquei com espinhas?
A pergunta aqui em cima é um clássico - e na maioria das vezes não é mera coincidência. Parar a pílula pode resultar no aumento da produção de sebo, especialmente em mulheres que começaram a tomar o remédio para controlar esse problema.
Motivos: o que acontece é que algumas pílulas contêm ciproterona na composição - que nada mais é do que uma substância que atua na diminuição da acne facial. Além disso, progesterona e andrógenos voltam a ser produzidos pelos ovários com a suspensão do anticoncepcional - e essa produção hormonal pode causar espinhas.
Como tratar a pele oleosa depois de parar a pílula?
Primeiro de tudo, é importante procurar a ajuda de um dermatologista para entender se a acne tem a ver com a parada da pílula. Nem sempre o anticoncepcional é o culpado pelo sintomas que surgem depois da suspensão do seu uso, viu? Vale investigar a fundo!
De qualquer forma, ainda em casa, é possível criar uma rotina de cuidados com a pele para amenizar o problema aos poucos, controlando o sebo com limpeza, esfoliação e hidratação na medida certa.
4 passos para inserir na rotina de pele após parar com o anticoncepcional
- Limpar a pele duas vezes ao dia: o entupimento dos poros acontece pelo excesso de sebo e sujeirinhas nos poros, e a melhor forma de controlar essa situação é higienizar o rosto com uma solução leve e não oleosa pelo menos duas vezes ao dia. Aqui, a água micelar é uma boa alternativa já que se adequa a todos os tipos de pele e não precisa de enxágue;
- Usar máscaras de argila vermelha e verde: outra forma eficiente de amenizar a oleosidade na pele e eliminar as células mortas é apostar na máscara de argila. Em especial, a argila verde - por ser indicada para equilibrar a produção do óleo nas glândulas - e a argila vermelha - por esfoliar o rosto e renovar a pele;
- Usar um hidratante facial à base de água: sabia que quando a pele não está hidratada, o organismo começa a produzir mais óleo na tentativa de compensar o ressecamento? Para evitar esse efeito, a dica é manter o rosto sempre hidratado com um creme à base de água, sem óleo na composição;
- Apostar num protetor solar oil free: outro produto muito importante, e que também precisa ser oil free, é o filtro solar. Ele precisa ser usado diariamente para prevenir diversos problemas de pele e, nesse caso, evitar que as manchinhas da acne sejam permanentes.
Matéria publicada em 08 de março de 2021, por Webedia.