Você sabia que uma das melhores maneiras de controlar o brilho do rosto e prevenir o surgimento de espinhas é dar uma chance aos benefícios da argila para a pele oleosa? Mas não é só a máscara facial verdinha que ajuda a recompor a aparência saudável e sequinha no visual não, viu? Tanto as funções iluminadora e purificante da argila preta quanto o poder de esfoliação da argila vermelha também são bem-vindas para a combinação do multimasking que é tiro e queda para o tratamento de beleza! Confira mais dicas para pele oleosa e saiba como usar as argilas no ritual.
Por que usar mais de uma máscara de argila na pele oleosa?
Apesar da argila verde ser reconhecidamente a mais indicada para peles acneicas - até pela sua afinidade com óleo e propriedades calmantes e cicatrizantes - ela está longe de ser a única que deve ser usada no tratamento da pele oleosa.
O motivo é porque, além do rosto apresentar características diferentes em pontos específicos, em geral, a oleosidade não é o único problema enfrentado por esse tipo de pele... logo, por que usar apenas um aliado quando se pode usar todos disponíveis? É a hora de apostar no multimasking!
Como distribuir as argilas no rosto? Veja as dicas para o multimasking perfeito:
O primeiro passo para saber em que área do rosto vai cada tipo de argila é conhecer a própria pele. Comece analisando durante a semana qual é o comportamento da sua "zona T" ao longo do dia, quais pontos da face parecem mais brilhosos e em que região do rosto a pele parece mais ressecadinha, precisando de hidratação.
Como dica, vale adiantar que o mais comum entre peles oleosas é que o nariz e testa sejam mais oleosos e brilhosos, bochechas pareçam um pouco mais ressecadas e o queixo peça um pouquinho mais de luminosidade, mas na medida certa.
Sabendo dessas características, é só aprender onde vai cada tipo de argila, assim como no passo a passo clássico do multimasking para peles oleosas - e vai ser explicadinho no tutorial abaixo.
Veja como usar máscaras de argila no ritual de beleza em passo a passo:
1- Comece limpando a pele profundamente com uma solução de limpeza leve como a água micelar. Ela irá retirar todas as impurezas que ficam presas na pele e ajudará a higienizar a derme do jeito certo;
2- Em seguida, com o rosto já sequinho, comece aplicando as máscaras no lugar certo:
A máscara de argila verde vai nas zonas oleosas, como testa e nariz;
A máscara de argila vermelha vai nas partes que precisam de hidratação, como bochechas e laterais do rosto;
A máscara de argila preta vai no queixo e maxilar, para dar mais luminosidade onde for opaco.
3- Deixe que as argilas atuem no rosto por 10 minutos, até que fiquem sequinhas na pele;
4- Remova o multimasking lavando o rosto com água morna corrente;
5- Use a água micelar mais uma vez, agora para reequilibrar a pele;
6- Aplique uma camada de hidratante e filtro solar na pele para intensificar a proteção no rosto e prontinho!
Dica extra: para não exagerar no ritual e acabar lidando com o efeito rebote, o segredo é fazer o multimasking mais ou menos duas vezes na semana, no máximo. Invista nesse tratamento e aproveite os resultados!
Matéria publicada em 30 de março de 2021, por Webedia.