Cada vez mais, a micropigmentação labial vem se tornando queridinha entre as mulheres. Já ouviu falar dessa técnica? É um procedimento que dá mais cor e ilusão de volume aos lábios que são naturalmente pálidos ou arroxeados, e também melhoram o contorno, deixando a boca mais definida. De acordo com a micropigmentadora Deise Damas, dona de um estúdio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o procedimento é rápido e quase indolor. Para quem quer apostar na micropigmentação, os cuidados com os lábios antes e depois da técnica são essenciais, e a dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias, explica quais são eles. Confira!
Como funciona a micropigmentação labial?
Para quem tem dúvidas sobre a técnica, a micropigmentação labial surgiu há alguns anos, mas só agora ganhou força aqui no Brasil. De acordo com a profissional Deise Damas, o processo é parecido ao feito nas sobrancelhas, e a cliente pode escolher a cor que desejar. "Antes, converso com a paciente e mostro as cores disponíveis, que vão desde os tons rosados até os vermelhos. Faço o projeto com o lápis e mostro como vai ficar", explica. O procedimento, segundo a micropigmentadora, é quase indolor, os lábios ficam naturais e o efeito dura dois anos.
Cuidados com os lábios antes do procedimento são essenciais
A micropigmentação labial se tornou acessível e qualquer pessoa pode deixar os lábios mais volumosos e coloridos - exceto diabéticos mal-controlados, grávidas e pessoas que têm lesões na boca, como de herpes labial, por exemplo. Os cuidados antes do procedimento, de acordo com a dermatologista Renata Sampaio, são simples. "Os lábios devem estar íntegros, hidratados, e sem lesões de herpes ou qualquer outra doença", explicou a especialista. Para isso, a dica é apostar sempre em hidratantes e protetores labiais com FPS, que protegem a pele do sol e evitam rachaduras e ressecamento da pele da região.
Quais são os cuidados com os lábios depois da micropigmentação labial?
Os cuidados com os lábios depois da micropigmentação são ainda mais importantes. A dermatologista Renata Sampaio recomenda 4 dicas para tratar a pele da região depois do procedimento. Confira:
1. Não retirar as casquinhas para que a cicatrização ocorra da melhor maneira possível;
2. Não usar batom na primeira semana;
3. Manter a região sempre limpa.
4. Usar hidratante labial com filtro solar. O item é importante até mesmo dentro de salas e escritórios, porque os raios ultravioletas atravessam vidros, e a luz visível das lâmpadas também causam riscos à pele.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.