Prêmio Lights on Women Award de L'Oréal Paris
A L’Oréal Paris tem o orgulho de anunciar a terceira edição do Lights on Women Award, que continua a destacar as talentosas cineastas do amanhã.
Com o Lights on Women Award,
a L’Oréal Paris celebra os talentos femininos.
Em 2021 a L’Oréal Paris levou esse compromisso a outro patamar, com a criação de uma premiação anual dedicada a diretoras promissoras de curtas-metragens. O prêmio busca abrir um caminho para as mulheres do cinema avançarem em suas carreiras, ao mesmo tempo em que aborda a subrrepresentação feminina na indústria. Surpreendentemente, apenas 17% das mulheres dirigem filmes de maior bilheteria e apenas 25% atuam por trás das câmeras.
A vencedora do Lights on Women Award será anunciada no jantar Jeune Cinéma em 26 de maio por Kate Winslet, embaixadora da L’Oréal Paris e presidente do júri do prêmio.
“Enquanto celebramos 26 anos como parceiros oficiais do festival, é uma honra destacar novamente as mulheres com o prêmio Lights on Women, que apoia o talento feminino na categoria de curtas do Festival de Cannes, para diversificar as histórias que chegam às telas.”
Delphine Viguier-Ovasz, Presidente Internacional da L'Oréal Paris.
Lights on Women Award 2023
Fatima Kaci da França recebeu o terceiro Lights On Women Award anual por seu curta-metragem La voix des autres (A voz dos outros)
Delphine Viguier-Hovasse, Fatima Kaci e Kate Winslet no jantar Cinéma de Demain.
L’Oréal Paris anunciou a terceira vencedora anual do Lights On Women Award, escolhida da competição de curtas-metragens e da seleção de La Cinef em Cannes. Fatima Kaci da França recebeu a honra máxima por seu curta de 30 minutos, La voix des autres (A voz dos outros), entre 14 curtas-metragens selecionados. O filme retrata a história de uma intérprete tunisiana na França que traduzia histórias de refugiados e cujas vozes levantam questões sobre a identidade dela mesma.
A escolha final foi anunciada pessoalmente pela vencedora do Óscar, porta-voz de L’Oréal Paris e jurada da edição 2023, Kate Winslet, que descreveu o curta como “Um testemunho notável da empatia ilimitada de uma mulher por outras pessoas, que se tornou sua força emocional mais profunda. Um curta-metragem realmente fenomenal”.
O prêmio é apresentado pessoalmente por nossa jurada, a atriz Kate Winslet
“Em cada festival, uma nova geração de diretoras nos lembram do poder e da importância da narrativa feminina. Tenho o prazer de voltar ao Festival de Cannes com L’Oréal Paris para apoiar as cineastas. É um privilégio fazer parte de algo que foi especificamente criado para apoiar e estimular as mulheres no cinema, e conseguir mostrar suas habilidades e celebrar seu trabalho único. Estou extremamente animada para assistir suas histórias se desenrolarem na seleção de curtas de Cannes deste ano.”
Kate Winslet, embaixadora de L’Oréal Paris e jurada do Lights on Women
ELAS GANHARAM O PRÊMIO!
Em 2022, Mai Vu, uma talentosa cineasta originária do Vietnã, recebeu o prêmio principal por seu filme de 9 minutos, "Spring Roll Dream", descrito como "requintado" pela jurada Kate Winslet. Esse filme comovente retrata lindamente o significado da tradição familiar de uma maneira simples, mas profunda. A conquista de Vu vem depois da vencedora do prêmio inaugural Lights on Women de 2021, Aleksandra Odić, da Alemanha.
Assista ao filme vencedor
A primeira edição do prêmio foi inaugurada por uma jovem e talentosa diretora alemã, com seu curta-metragem Frida. O filme conta a história de um encontro entre uma jovem enfermeira e sua paciente da mesma idade.