Uma importante reunião de trabalho marcada na agenda costuma gerar dúvidas com relação a como modelar os cabelos e ao que usar. As questões mais frequentes são sobre como passar uma imagem de seriedade e compromisso sem comprometer a beleza e o estilo. A consultora de imagem Valéria Didier explica que nesse momento o que vale é o bom senso e observar o tipo de ambiente do local: "empresas mais informais aceitam penteados menos corporativos, mas para multinacionais, é interessante equilibrar o estilo com um cabelo mais profissional", contou.
Coques e semi-presos combinam com encontro de negócios, segundo consultora
Para a consultora, o ideal para reuniões é investir em penteados presos, que além de demonstrar seriedade, ajudam a mascarar possíveis nervosismos: "quando o cabelo está solto, a primeira reação de quem está inquieto é mexer nos fios, passar a mão. Isso passa insegurança durante a reunião". Entre as opções indicadas pela profissional, estão coques e semi-presos, que dão estilo ao visual e são sérios na medida certa.
Valéria aconselha a não usar rabo de cavalo durante eventos de trabalho porque o penteado passa um visual informal entre os profissionais de imagem e alerta que quem tem franja, precisa de atenção a mais para encontros de negócio. "Quem tem franja, deve procurar prendê-la, porque segundo o visagismo, ao tapar a testa, esse estilo acaba escondendo o intelecto e retira a confiança durante uma reunião. Além disso, a franja solta dá um ar infantil, não mostra a seriedade necessária", ensinou.
Cabelos soltos e curtos combinam reuniões de trabalho
Para quem quer deixar os cabelos soltos, a consultora de imagem alerta que somente pessoas de fios médios e curtos podem investir no estilo, e apenas se as madeixas estiverem bem tratadas. "Cabelos soltos devem ser usados só por quem tem fios médios ou curtos, da altura da clavícula para cima. Comprimentos maiores que esses demonstram sensualidade, efeito que deve ser evitado nesse momento formal", afirmou. A profissional ainda explica que o estilo solto não é privilégio de quem tem cabelo liso. Segundo Valéria, as donas de madeixas cacheadas e crespas podem seguir a mesma regra de fios soltos, desde que estejam saudáveis, sem frizz ou pontas ressecadas. "É preciso aceitar o tipo de cabelo, não correr para uma escova. Cachos também funcionam para visuais corporativos", explicou.
Acessórios devem ser usados com cuidado
Os acessórios também podem fazer parte do ambiente corporativo, mas devem ser discretos e combinar com o visual. Segundo Valéria, quem quer apostar em apetrechos para o cabelo deve escolher tiaras, presilhas e grampos discretos, próximos à cor das madeixas para não distrair: "o importante é o foco na reunião, no que será dito, não em acessórios brilhosos ou barulhentos que tirarão a atenção".
Matéria publicada em 08 de abril 2021, por Webedia.