Um cabelo com raiz oleosa e pontas secas sempre dá um trabalho extra. Vários fatores, como o clima, o comprimento dos fios, o uso de secador e chapinha e ainda alterações hormonais podem criar essa combinação nos fios, e ter que cuidar de ambos os problemas no dia a dia acaba consumindo o dobro do tempo. Mas com alguns truques e usando os produtos certos, a rotina pode se tornar bem mais simples. Confira o guia completo com dicas para lavar, tratar e estilizar os cabelos mistos!
Fase #1. Lavar
Dia sim dia não é a frequência ideal
Ao contrário de quem tem cabelos oleosos, as donas de cabelos mistos não devem lavar os cabelos todos os dias, já que esse hábito acaba deixando os fios secos ainda mais ressecados. No entanto, ficar mais de um dia sem lavá-los é garantia de oleosidade excessiva na raiz, e o temido aspecto sujo, por isso o ideal é alternar os dias.
Evite temperaturas muito altas
Na hora de lavar os fios, outro fator a levar em conta é a temperatura da água. O jato muito quente não só promove o ressecamento dos fios como ainda estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, produzindo mais oleosidade. O ideal é lavar com água morna e, para incrementar o brilho dos fios, enxágue com água fria - se possível, mineral.
Invista em um shampoo específico
Um cuidado de higiene adequado para este tipo de cabelo não necessita de dois tipos de shampoo - o ideal é apostar nos que já são específicos para fios oleosos nas raízes e secos nas pontas. Este tipo de fórmula combina propriedades hidratantes com outras de limpeza profunda, proporcionando o cuidado perfeito para o equilíbrio do cabelo.
Fase #2. Hidratar
Não abra mão do condicionador
Muitas vezes, quem tem cabelos mistos pensa que pode abrir mão do condicionador, hidratando os fios apenas com o creme de pentear. No entanto, este passo é fundamental para nutrir diariamente as madeixas mais secas, sendo o creme de pentear apenas um complemento para este produto, que é bem mais hidratante. As linhas específicas para cabelos mistos têm, geralmente, fórmulas bem leves que podem ser aplicadas sem medo em todo o comprimento dos fios.
Faça uma hidratação profunda a cada quinze dias
Dependendo do nível de ressecamento das suas pontas, é importante aplicar um creme de tratamento semanal ou quinzenalmente, para hidratar as mechas em profundidade. Se optar por uma máscara própria para este tipo de cabelo, pode até usá-la na raiz dos fios, para nutrir e purificar ao mesmo tempo não só os folículos como também o couro cabeludo, evitando a sua descamação.
Fase #3. Cuidar
Antes de dormir, escove os cabelos
Todos os dias, antes de dormir, um hábito que deve adquirir é o de escovar os cabelos em todo o seu comprimento, especialmente se os tiver bem longos. Desta forma, estará ajudando a distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo por todo o cabelo, prevenindo assim o ressecamento das pontas.
Evite o secador e a chapinha
As ferramentas quentes são as piores inimigas de donas de cabelos mistos, já que agravam ambos os problemas: a oleosidade e o ressecamento. O calor do secador, chapinha e babyliss tem o mesmo efeito que a água quente, estimulando a produção de sebo no couro cabeludo, ao mesmo tempo que abre as escamas dos folículos e cria pontas duplas. O ideal é evitá-los ao máximo e investir em um bom protetor térmico.
Aposte nos óleos de textura leve
Um cuidado de finalização que é chave para um look polido nas pontas duplas deste tipo de fios é o óleo capilar de textura leve. O produto não pesa nos cabelos e ainda hidrata ao mesmo tempo que alinha a cutícula. É também ideal para combinar com o shampoo seco no dia em que não lava os cabelos e tem um evento especial no final do dia.
Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.