Espinhas nas costas são tão desconfortáveis quanto a acne no rosto, já que também são dolorosas e nem um pouco atraentes. Além do fator genético, as inflamações nessa área do corpo também ocorrem por conta da oleosidade, que acaba entupindo os poros e favorecendo a criação das inflamações, mas esse óleo em excesso pode ser combatido com alguns hábitos simples no dia a dia. Confira 6 deles!
1 - Remova todo o condicionador
Você retira todo o condicionador das costas após lavar os cabelos? Ao ser retirado dos fios, o produto pode acabar "grudando" na pele por causa da textura encorpada, contribuindo para o entupimento dos poros e, assim, para a criação das espinhas. Além de lavar bem a pele com sabonete e escovinha corporal, uma outra dica é jogar todo o cabelo para frente na hora de aplicar o condicionador, retirando dessa mesma maneira em seguida.
2 - Não deixe o cabelo molhado nas costas
Outro fator que pode aumentar a oleosidade na área das costas é o cabelo úmido em contato direto com a pele. Os fios molhados acabam "abafando" a cútis e dificultando sua respiração, o que também pode favorecer a criação das espinhas. A dica é usar blusas que cubram esta área enquanto os cabelos estiverem molhados, ou secar as madeixas com secador.
3 - Evite cremes hidratantes muito oleosos
Se você não abre mão do creme hidratante, observe se a textura do produto é oleosa demais para você. Quem tem a pele do rosto naturalmente oleosa também tem tendência a ter oleosidade excessiva nas áreas das costas e dos ombros, e por isso, a dica é escolher cremes ou loções hidratantes com toque seco, que ajudam a hidratar sem acumular oleosidade demais na pele.
4 - Não esqueça do protetor solar
Você já ouviu falar em acne solar? Além de manchas, queimaduras e envelhecimento precoce da pele, os raios UVA e UVB também podem ocasionar espinhas, e as áreas mais afetadas são as costas, o pescoço e também os ombros. Esse tipo de acne é bem parecido com bolhas, que se formam logo após a exposição contínua solar sem proteção, principalmente no verão. Portanto, a dica para evitar é: apostar em um filtro solar corporal todos os dias, mesmo se estiver usando roupas que cubram essas áreas da pele.
5 - Aposte no esfoliante corporal
Esfoliar a pele também é um ótimo jeito de prevenir as espinhas nas costas! O esfoliante corporal ajuda na retirada das células mortas e das impurezas que ficam na superfície na pele e que estejam obstruindo os poros. O item tem micro-partículas que ajudam a remover esses resquícios, além da oleosidade excessiva que fica ali acumulada. Prático, ele pode ser aplicado na hora do banho, enquanto a pele estiver úmida, logo após o sabonete.
6 - Evite roupas muito apertadas
Uma dica simples e que pode ajudar, e muito, nos dias de calor, é evitar o uso de roupas muito fechadas e apertadas, que abafam a pele e intensificam a produção de oleosidade. Escolha blusas e camisas mais frescas e feitas de algodão, porque alguns tecidos também podem causar alergia e deixar a pele mais abafada.
Matéria publicada em 25 de março de 2021, por Webedia.