A estação do ano mais aguardada pelos brasileiros chegou com força total: sol intenso, pele bronzeada e muitas idas à praias e piscinas. Mas além de todos os benefícios da temporada, o verão também é conhecido por trazer muitos problemas para a pele. Um deles é a acne, que se agrava com a exposição solar e nem sempre pode ser tratada da maneira convencional. Para acabar com as dúvidas, confira algumas dicas para cuidar da pele na estação mais quente do ano e prevenir os temidos cravos e espinhas.
Entenda por que a acne é mais comum no verão
Com as altas temperaturas do verão marcando presença, é comum sentir a pele mais oleosa. E é justamente o aumento da produção de óleo que intensifica o aparecimento de acnes na pele. A exposição solar mais intensa e os mergulhos em piscinas com águas tratadas com cloro também podem obstruir os poros e deixar a pele mais ressecada e, consequentemente, com mais cravos e espinhas.
Acne pode ser prevenida com medidas simples
Para evitar que as temidas acnes intensifiquem na temporada de calor, a dica é não abrir mão do protetor solar em nenhuma ocasião. O item, além de ajudar a manter a pele protegida, ainda vai garantir que o rosto esteja sempre com a hidratação adequada. Porém, é importante escolher produtos com fórmulas livres de óleos e com, no mínimo, FPS 30.
Sempre que mergulhar na água do mar ou da piscina, além de reaplicar o filtro solar, vale também lavar o rosto com água doce e limpa, que vai ajudar a remover as substâncias que podem ressecar a pele e obstruir os poros.
Saiba como tratar a acne na temporada de calor
As mulheres que sofrem com as acnes estão quase sempre buscando tratamentos para combater os cravos e espinhas. O problema é que os procedimentos à base de ácidos - que costumam ser os mais indicados pelos dermatologistas - são incompatíveis com as radiações solares, podendo causar até mesmo manchas e marquinhas na pele.
Por isso, durante a temporada, a dica é procurar um especialista para saber quais mudanças podem ser feitas no seu tratamento, removendo as substâncias mais fortes e incluindo procedimentos simples como esfoliações e até mesmo antibióticos em loção, caso haja inflamação na área. Em seguida, vale intensificar o uso de filtro solar e chapéu, investir em limpezas mais completas da pele e ainda mudar a alimentação, incluindo produtos que aumentem o FPS natural.
Matéria publicada em 17 de março de 2021, por Webedia.