Cravos no rosto, apesar de não serem doloridos como as acnes, não são nada agradáveis para as mulheres. Os pontinhos escuros podem surgir em qualquer lugar da face, mas você já percebeu que eles costumam se concentrar, em sua maioria, no nariz e no queixo? O problema se forma a partir de resíduos e células mortas que se misturam com as impurezas do dia a dia, acumulando-se no interior dos poros. Confira porque eles aparecem nessas regiões e saiba como acabar com os pontinhos pretos!
Oleosidade é maior no nariz e no queixo
Os cravos, assim como as acnes, se formam por causa do acúmulo de oleosidade na pele. O contato com as impurezas costuma afetar as peles naturalmente oleosas ou mistas, por causa da grande produção de sebo. A área central da face, conhecida como "zona T" - testa, nariz e queixo - é a região do rosto que possui uma grande quantidade de glândulas sebáceas, que vão se acumulando dentro dos poros da pele. Com a alta produção nessas áreas, a frequência de cravos também é muito maior.
Cravos no nariz e no queixo não devem ser 'cutucados'
Apesar da grande quantidade de glândulas sebáceas e da textura gordurosa que costuma incomodar, o nariz e o queixo são áreas bem sensíveis do rosto. Por isso, a dica é segurar a ansiedade para evitar cutucar os cravinhos escuros, já que o risco de ganhar cicatrizes permanentes é grande! Ao mexer, a unha pode agredir a pele e formar machucados, além de criar inflamações maiores, provocando o surgimento de acnes. Confira os melhores jeitos de prevenir e acabar com os cravinhos:
- Limpeza da pele: Para prevenir os cravos, é preciso manter a pele limpa antes de tudo, e um sabonete específico para pele oleosa é essencial. Aplique de manhã e à noite para retirar o excesso de sebo, massageando levemente o nariz e o queixo. A água micelar também pode completar a limpeza, já que deixa a pele livre de impurezas, deixando os poros limpos e prontos para receber outros produtos mais potentes.
- Esfoliação: O esfoliante também é ótimo para acabar com as células mortas, impurezas e sebo em excesso que ficam acumulados nos poros. Grande parte dos esfoliantes controlam a oleosidade e possuem ação anti-bacteriana, o que ajuda a prevenir os pontinhos escuros.
- Máscara facial: Aplicar máscaras faciais 1 vez por semana também é ótimo para absorver a oleosidade da pele e purificar os poros, eliminando os cravos e até mesmo as acnes. Para acabar com os pontinhos no nariz e no queixo, é ideal deixar o produto agir por alguns minutos sobre a pele úmida, enxaguando com água abundante em seguida.
Extrair os cravos em casa: A extração dos cravos pode ser feita com um profissional ou em casa, e requer alguns cuidados específicos para não machucar a pele. Primeiro, encha uma bacia com água morna e coloque o rosto sobre o vapor durante 15 a 20 minutos. Depois desse tempo, os poros estarão abertos e as impurezas amolecidas, o que vai facilitar a retirada dos cravos. Na hora de "espremer", envolva os dois dedos indicadores em papel toalha e, cuidadosamente, remova os cravos do nariz e queixo, trocando o papel à medida que for avançando.
Matéria publicada em 25 de março de 2021, por Webedia.