Você provavelmente já notou que existem várias escovas alisadoras com nomes diferentes prometendo mais ou menos o resultado: redução de volume, alisamento dos fios e brilho instantâneo, certo?
Mesmo que não pareça, elas não são exatamente iguais, e podem variar na forma de aplicação e nos produtos usados - por isso, antes de optar pelo alisamento, é importante entender o que é e para que serve cada uma delas.
Afinal, quais são as diferenças entre as escovas progressiva, inteligente, definitiva ou inglesa? Chegou a hora de descobrir! Continue lendo a matéria para conhecer as 9 principais versões do procedimento e entenda as
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
1. Escova progressiva
O que é: o tipo de escova que entrega redução de volume, indicada para cabelos ondulados e cacheados. Seu efeito é um liso progressivo, ou seja, ela vai alisando mais os fios a cada aplicação feita nas madeixas.
Quanto tempo dura? Cerca de 3 meses.
Particularidades: no geral, é recomendado não prender, molhar, enrolar ou até mesmo colocar o cabelo atrás da orelha por até três dias após o alisamento. Passado esse período, o indicado é evitar a lavagem dos fios todos os dias para não remover o produto tão rápido dos cabelos.
2. Escova inteligente
O que é: assim como a progressiva, é indicada para reduzir volume e garantir um efeito natural em fios ondulados e lisos. Tem propriedades hidratantes e revitalizantes.
Quanto tempo dura? De 2 a 3 meses.
Particularidades: diferentemente da progressiva, os cabelos podem ser lavados no mesmo dia do alisamento. Além disso, essa escova é conhecida pelo brilho que entrega aos fios - tudo por conta da queratina usada na composição dos produtos.
3. Escova inglesa
O que é: famosa por não ter formol na composição, ela promete alisar, hidratar alinhar os fios e entregar brilho extra aos cabelos. O resultado é um liso mais natural pela ação dos aminoácidos, queratina e albumina dos produtos.
Quanto tempo dura? De 2 a 4 meses, dependendo do tipo de fio.
Particularidades: a escova inglesa pode ser feita em cabelos que já tenham química, ou seja, pode ser feita mesmo depois da coloração, luzes ou outros alisamentos para potencializar o efeito liso.
4. Escova marroquina
O que é: uma escova capaz de alisar e hidratar os cabelos por conta da utilização de um produto chamado neutralizador. Na sua fórmula, a combinação é feita por queratina, óleo de cacau e até argila branca.
Quanto tempo dura? Até 3 meses.
Particularidades: nesse alisamento, é possível lavar e prender os fios no mesmo dia em que a escova é feita, sem prejudicar o resultado final. Ela, no entanto, não é indicada para cabelos muito danificados, porque podem se sensibilizar durante o procedimento.
5. Escova definitiva
O que é: também conhecida como alisamento japonês, essa escova é capaz de mudar a estrutura dos fios e entregar um efeito liso que não sai com as lavagens - apenas com o crescimento natural dos cabelos.
Quanto tempo dura? Cerca de 6 meses.
Particularidades: é preciso estar com o cabelo saudável para receber a escova definitiva, por isso, pode ser necessário apostar num cronograma capilar antes da aplicação do produto. Além disso, é fundamental fazer um teste de alergia antes do procedimento. Logo depois, os cuidados com os fios são os mesmos da escova progressiva.
6. Escova de chocolate
O que é: menos agressiva do que as outras, a escova de chocolate ajuda a diminuir o volume, alisar os fios e deixá-los beeeem macios. Na composição dos produtos usados estão o extrato de cacau e cafeína, além da proteína de seda e ácidos graxos.
Quanto tempo dura? Em média 3 meses.
Particularidades: o pós escova de chocolate é o mesmo da escova progressiva, por isso, não é indicado lavar ou prender os fios por até 3 dias. Além disso, para que o efeito liso dure mais, é indicado fazer uma cauterização mensal.
7. Escova de morango
O que é: perfeita para controlar o frizz e volume, essa escova costuma ser mais indicada para cabelos ondulados mais difíceis de finalizar. Ela tem alto teor de vitamina C e, por isso, fortalece e dá mais maleabilidade ao visual.
Quanto tempo dura? De 2 a 3 meses.
Particularidades: costuma ser indicada para quem não pode fazer os outros alisamentos mais tradicionais. Depois de apostar nela, também é necessário ficar até 3 dias sem prender ou lavar os fios.
8. Escova americana
O que é: diferentemente da maioria, a escova americana não alisa os fios. Apenas ameniza o volume das madeixas, mantendo os cachos mais soltos e o aspecto mais natural possível.
Quanto tempo dura? Até 6 meses.
Particularidades: essa escova possui guanidina na composição, por isso, não é indicado fazê-la caso você tenha feito outro procedimento utilizando henê, amônia, henê, hidróxido de sódio ou tioglicolatos.
9. Escova indiana
O que é: o tipo de alisamento que promete um resultado final liso, sem volume, com mais maciez e brilho intenso. A ideia ao apostar nessa escova é deixar um ar mais natural nas madeixas.
Quanto tempo dura? Aproximadamente 30 dias.
Particularidades: por não usar nenhuma química intensa como as outras (e por isso o resultado menos duradouro), a escova indiana é a mais indicada para pessoas com alergias e sensibilidade no couro cabeludo. No entanto, sempre verifique a fórmula e faça o teste de mecha antes de apostar no procedimento!
Matéria publicada em 05 de Abril de 2021, por Webedia.