As donas de cabelo curto podem até pensar que o coque é um penteado impossível de ser criado nos fios menores. Apesar de ser queridinho de quem ostenta cabelos longos, o styling também pode ser feito em fios mais curtos, que batem, em média, até a altura do queixo: com truques simples e alguns acessórios na mão, dá para elaborar o clássico styling na versão baixa, prática para o dia a dia e perfeita para deixar o look de festa mais glamouroso. Confira as dicas!
Primeiro passo é dar volume ao cabelo curto
Uma das primeiras dicas para as donas de cabelos curtos é dar volume às madeixas, principalmente se os fios forem naturalmente finos ou lisos. Isso porque o coque não vai sobressair se os fios estiverem sem volume, deixando o penteado "murchinho" e sem forma. Por isso, vale abusar do spray fixador ou até mesmo do pente para desfiar as mechas do cabelo das pontas em direção à raiz.
Rabo de cavalo e grampos ajudam a dar forma ao coque em cabelos curtos
Para quem tem os cabelos na altura do queixo ou do ombro, a dica é fazer um rabo de cavalo antes de enrolar o cabelo no coque. Se gostar de esconder o elástico com o próprio cabelo, vale separar uma mecha e enrolar em volta do acessório, escondendo a pontinha com um grampo pequeno. Depois, é a hora do truque: ao invés de fazer o coque da maneira tradicional, torcendo os cabelos, basta virar as pontas do rabo de cavalo para dentro - em direção à nuca - e prender com grampinhos da cor dos seus fios. Para dar definição ao penteado, molde o formato do coque com os próprios dedos, usando um spray fixador para deixar os fios no lugar.
Outra forma de apostar no coque, principalmente para o dia a dia, é usando vários grampos de cabelo para prender mecha por mecha próximo à região da nuca. Basta separá-las, torcê-las e levá-las até o meio e ir prendendo as pontas de cada uma no lugar que formaria o coque.
Acessório de enchimento também dá para criar coque
O acessório de enchimento próprio para a criação de coques também pode ser um grande aliado para as donas de cabelos curtos, já que ele consegue moldar o penteado na versão rosquinha e em uma altura mais alta. Para conseguir o look, primeiro penteie os fios para trás e faça um rabo de cavalo médio. Depois, ponha o acessório na base do penteado, como se fosse um prendedor de cabelo. Em seguida, pegue todo o cabelo e leve para cima, espalhando os fios sobre o acessório para, aos poucos, ir moldando o coque. Em seguida, basta usar um elástico para prender as pontas e depois escondê-las com grampinhos pequenos.
Trança embutida lateral imita visual do coque
Uma outra alternativa para quem quer exibir o coque, mas ainda sim prefere deixar as madeixas mais glamourosas, é apostar na trança lateral embutida, que "imita" o visual do coque por causa dos fios bem presos. Com o trançado feita na lateral, basta prender com grampos as pontinhas da trança, e se houver comprimento suficiente, também vale torcer as pontinhas e escondê-las para dentro, mesmo truque feito com o rabo de cavalo.
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.