Cabelos ressecados e sem vida são um dos maiores vilões de beleza das mulheres mais vaidosas que, para combater o problema, já correm para apostar em reconstruções capilares. A quatão é que a pressa em conquistar fios mais bonitos pode acabar causando o efeito contrário, já que o uso excessivo de produtos para renovar as madeixas pode deixar os cabelos enrijecidos. Para reverter o aspecto, o beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença deu dicas imperdíveis de como lidar com os fios endurecidos e sem brilho.
Entenda por que os cabelos ficam enrijecidos após processos de reconstrução
Com a vontade de conquistar resultados rápidos para as madeixas, as mulheres tendem a abusar do uso de produtos de reconstrução capilar, como a queratina. O problema é que essas substâncias fazem parte da composição natural dos cabelos e precisa ser reposta apenas após agressões externas, como procedimentos químicos como alisamentos ou colorações que deixam a cutícula aberta e promove a perda de compostos do fio.
O uso excessivo desses produtos, no entanto, pode sobrecarregar a fibra capilar, causando o efeito contrário e deixando as madeixas enrijecidas, sem brilho e movimento. Por isso, a concentração de produto a ser aplicada nos fios e o intervalo entre as hidratações pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do estado atual do cabelo.
Especialista ensina dicas para reverter o efeito endurecido dos cabelos
De acordo com o hairstylist Marcos Proença, a dica para reverter esse aspecto enrijecido que o cabelo pode ganhar após reconstruções capilares excessivas está nos produtos emolientes. "Uma das formas é apostar nos produtos emolientes, nutritivos geralmente, que oferecem maleabilidade e maciez. As linhas com óleos podem ser uma boa opção para ajudar o fio a voltar a ter maleabilidade", explicou o especialista de L'Oréal Paris. Já para evitar o problema, vale intercalar os produtos usados nas madeixas. É preciso analisar o momento do cabelo e devolver aos poucos todos os nutrientes em falta, dando força sem sobrecarregar o fio.
Matéria publicada em 10 de Março de 2021 por Webedia.