Aliar o uso do condicionador com o shampoo é um dos cuidados que se costuma seguir para tratar os cabelos no momento do banho. Mas quando um deles acaba antes que o outro, pode surgir a dúvida: será que é necessário seguir com a mesma linha de produtos? A pergunta é frequente devido à sensação de que a dupla só é eficaz se for utilizada simultaneamente, mas o cosmetologista Filipe Barbosa discorda desta necessidade e explica o que levar em consideração ao usar dois tipos de cosméticos diferentes para a lavagem dos cabelos. Confira!
É preciso combinar sempre a linha de shampoo e condicionar para os cabelos?
Segundo o cosmetologista Filipe Barbosa, a necessidade de combinar shampoo e condicionador da mesmas linha é um mito. Ele afirma que é possível usar produtos diferentes e não causar danos aos cabelos desde que suas funções sejam complementares. "É permitido usar produtos de linhas distintas. O que deve ser pensado, por exemplo, é que não se pode comprar um shampoo para fios cacheados e o condicionador para lisos porque o efeito não será como o esperado", explica.
O especialista revela ainda que um dos problemas de utilizar dois cosméticos com ativos opostos é não alcançar o resultado desejado após lavar e condicionar as madeixas. "Como um shampoo para as cacheadas têm propriedades específicas para esse tipo de cabelo, quando é usado um condicionador para cabelos lisos, que é uma outra textura de fios, os produtos podem reagir e acabar causando danos as madeixas como deixá-las ressecadas e sem brilho", aponta.
Combinar shampoo e condicionador da mesma linha potencializa o efeito do tratamento
Apesar de não ser fundamental aliar shampoo e condicionador da mesma linha, usar produtos com as mesmas características possui benefícios. O cosmetologista revela quais são: "Não é necessário utilizar os produtos da mesma linha para que os cabelos fiquem saudáveis, contudo, eles geralmente contêm em sua composição química substâncias que potencializam o efeito dos produtos e tornam assim a lavagem mais efetiva", esclarece.
Descubra se é possível substituir o condicionador pela máscara de hidratação capilar
Quando o condicionador acaba no meio do banho, muitas vezes pode-se recorrer às máscaras de tratamento capilar para condicionar os fios. Apesar de ser uma solução para quem precisa deixar os cabelos mais macios, há ressalvas no seu uso. "É possível fazer essa substituição, mas somente para quem já usa condicionadores com função hidratante. Isso acontece porque esse tipo de máscara tem o pH baixo e por isso já sela os fios equilibra o pH sem a necessidade do condicionador", indica Filipe.
Para quem tem dúvidas de como descobrir o pH dos produtos, a dica é observar rótulos e verificar se ele está entre 3,3 e 4,5. Caso o número encontrado nos cremes de hidratação capilar esteja acima desta esta variação, o cosmetologista afirma que utilizá-los sozinhos não é suficiente para cuidar das mechas. "Quando o pH da máscara é maior do que esses valores, o indicado é usar o condicionador para selar as cutículas, porém, esse produto precisa ter o pH mais baixo do que o da máscara para que os ativos atuem da forma esperada nas madeixas", conclui.