A brasileira é uma mulher vaidosa, que cuida profundamente dos fios com uma série de produtos para seu tipo de cabelo . Esse tratamento precisa ser completo, com shampoo, condicionador, finalizador e creme de tratamento. O que é rotina para as mulheres nacionais não necessariamente o é para as estrangeiras; o que faz com que o Brasil tenha o posto de maior consumidor mundial de alguns produtos de perfumaria, como o condicionador.
O uso do condicionador é importante para conquistar cabelos lindos porque é etapa importante na hora de lavar os cabelos . O produto hidrata, torna o cabelo mais fácil de pentear, dá brilho, suavidade e diminui o volume por sua fórmula, como explica o Mestre em fármaco e cosmetologia Rogerio Kreidel: "o condicionador tem o tensoativo catiônico (carga negativa), que fecha a estrutura externa que protege a fibra capilar, aberta pelo uso do shampoo e outras agressões externas, como o sol e a poluição. Ele ainda possui princípios ativos com peso molecular muito pequeno, que penetra no córtex e recompõe sua estrutura, cuidando dos cabelos", disse.
Cabelos hidratados e com brilho
Rogério também aponta outras vantagens do uso do condicionador, como a ajuda na formação da oleosidade natural dos fios e o efeito brilhoso. O produto, segundo o cosmetologista, tem um sobreengordurante que ajuda na criação da oleosidade, o que é importante para a hidratação do cabelo, além de formar uma película que aumenta a reflexão de luz e deixa o cabelo com brilho.
O condicionador só deve ser usado abaixo da altura da orelha, para não entupir os bulbos que produzem a oleosidade natural no couro cabeludo, que poderia levar à queda, caspa e dermatite. Depois de aplicado, é preciso enxaguar bem as mechas para que resíduos do creme não pesem no cabelo.
Maior consumidor mundial de condicionador
A maioria das brasileiras entendeu a importância do uso do condicionador e atualmente o país é o maior usuário do cosmético no mundo, com quase 25% das vendas do mercado global. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o faturamento anual do setor ultrapassa os US$ 2,3 bilhões.
Pode parecer bastante, mas o setor continua e expansão e, entre 2010 e 2011, teve 7% de aumento. Além do condicionador, o país é líder em coloração, condicionador, permanente/alisante, protetor solar, sabonete e creme para o corpo e o terceiro maior mercado de beleza do mundo.