Fez escova para passar o fim de semana prolongado fora e quer que o efeito dure os 3 dias inteirinhos sem ficar oleoso ou sem movimento? Para a sorte das mais preocupadas com o visual, dá sim, para prolongar o cabelo alisado sem mostrar um aspecto pesado! A dica é ter algumas cartas na manga e levar na bolsa alguns acessórios, além de soltar a criatividade para fazer penteados e, claro, criar hábitos simples que fazem a escova durar mais tempo nas madeixas. Confira as dicas!
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Truques no primeiro dia ou antes de viajar
Quem faz escova ou chapinha sabe que após 2 dias o cabelo costuma ficar oleoso e com as pontas sem movimento. Mas isso pode ser resolvido, ou pelo menos, amenizado, se você pôr em prática alguns truques antes mesmo escovar o cabelo. Confira alguns deles:
Shampoo ideal: Logo na lavagem, a dica é usar o shampoo certo, que pode ser para cabelos mistos, por exemplo. Eles costumam prevenir a oleosidade da raiz por mais tempo porque conseguem limpar os fios em profundidade, sem ressecar as pontas. Uma outra dica nessa hora é lavar com água fria, pois a água quente pode aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo.
Proteção térmica: Para evitar o frizz e o aspecto sem brilho após o primeiro dia de escova, a dica é usar um leave-in com proteção térmica antes mesmo de ligar o secador. Esses produtos conseguem criar uma barreira contra as agressões externas e proteger suas madeixas durante os dias de folga.
Acessórios como arcos, tiaras, chapéus e headbands ajudam a disfarçar oleosidade
Além de deixarem os cabelos mais estilosos, os acessórios também podem servir para disfarçar oleosidade e fios sem movimento, caso a escova tenha perdido seu efeito. Para quem acha que os arcos são acessórios infantis, saiba que eles voltaram com tudo e de maneira super usável e minimalista, deixando os fios mais elegantes durante a noite. Já as tiaras e as headbands cheios de estilo e toque boho que podem deixar o visual despojado nos passeios durante o dia, sem contar no chapéu, que pode ser opção curinga para disfarçar os fios da raiz em lugares ensolarados.
Penteados e spray fixador ajudam a variar o cabelo escovado
Se no terceiro dia de escapada os cabelos lisos já estão sem movimento, a dica para variar o visual é apostar em penteados. Para unir estilo e ainda disfarçar a oleosidade, os melhores looks são as tranças, o coque alto e podrinho, o half bun e os rabos de cavalo alto. Veja as dicas sobre cada um deles:
Tranças: Há várias versões de tranças simples e práticas para variar o cabelo solto alisado. Uma delas é a trança embutida, que disfarça a oleosidade por ser feita bem firme e perto da raiz. A trança lateral desfiada também é uma ótima ideia se quiser dar um acabamento messy e bagunçadinho aos fios.
Coque: O coque na versão alta, também chamado de top knot, é super estiloso. Basta levar todos o cabelo para o alto e fazer um torcidinho despretensioso e prender com um elástico. Se quiser um visual ainda mais autêntico, aposta em pauzinhos de madeira para decorar os fios.
Rabo de cavalo: O rabo de cavalo alto ou baixo também pode ser uma boa ideia para disfarçar a oleosidade da raiz ao mesmo tempo em que aproveita o efeito liso no comprimento dos fios. Ele é prático e pode ser usado em qualquer ocasião. Para deixá-lo ainda mais estilso, aposte em prendedores diferentes ou faça tranças embutidas nas laterais da cabeça.
Raiz volumosa: Outra dica que pode mudar, e muito, o visual do cabelo alisado é texturizar a raiz, criando volume com um spray fixador. Esse truque, que pode ser aprendido nesta matéria, deixa o cabelo com mais movimento e os penteados com mais fixação, além de o produto conseguir absorver a oleosidade da raiz.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.