Muitas vezes, as donas de cabelos lisos - naturais ou alisados-, têm dúvidas na hora de usar o creme de pentear pelo receio de que o produto possa deixar os fios mais pesados e influenciar no caimento. Mas com a quantidade adequada e alguns truques para que as madeixas fiquem impecáveis, é possível usar o creme para potencializar o brilho e o alinhamento dos fios. Aprenda!
Aplique o creme de pentear apenas no comprimento dos fios
Uma dúvida comum entre as mulher é se o creme de pentear deve ser aplicado apenas no comprimento dos fios ou em todo o cabelo. Como é justamente na raiz que a oleosidade natural é produzida, o ideal é usar o creme apenas no comprimento e pontas das madeixas, para que elas não percam o movimento.
Use o produto com os fios úmidos
Uma das melhores dicas para que o cabelo não fique pesado com creme de pentear é evitar usar o produto das madeixas secas. O ideal é aplicá-lo nos fios úmidos, com 20 a 30% de umidade, depois de secar com a toalha, para que possa hidratar e desembaraçar sem acumular resíduo sobre a fibra, já que a água ajuda a carregar os nutrientes para o interior do fio e a fazer com que o produto se evapore mais facilmente.
Para quem tem os fios alisados quimicamente, vale apostar nos cremes ricos em queratina
A queratina é uma proteína responsável pela elasticidade e brilho dos fios. Devido a constantes alisamentos e processos químicos, os cabelos podem ficar porosos e deficientes de proteína, portanto, se você tem alisa os fios regularmente e há um bom tempo, a melhor opção podem ser os cremes com queratina. Já quem escova ou faz chapinha, ou seja, alisa mecanicamente, deve apostar nas fórmulas termoprotetoras, aplicando sempre com os fios úmidos e no comprimento e pontas.
Aposte nas fórmulas mais leves e específicas para cabelos finos
Mesmo não tendo os fios tão finos, quem tem cabelos lisos geralmente sofre com a oleosidade! Ao contrário dos mais volumosos, por causa do contato com o couro cabeludo é normal que as madeixas fiquem mais oleosas mais rapidamente. Por isso, na hora de escolher a fórmula certa, invista nas específicas para fios finos, já que, geralmente, essas são mais leves.
Matéria publicada em 13 de maio 2021, por Webedia.