Para que os cabelos mantenham uma aparência macia e sedosa, é preciso reservar um tempo para os cuidados e investir na hidratação. Nas pontinhas dos fios - que acabam ficando ainda mais ressecadas por estarem mais tempo expostas a danos, como poluição, exposição ao sol e calor excessivo de secadores, por exemplo -, essa necessidade é ainda maior, afinal, o aspecto de ressecado atrapalha a aparência de qualquer cabelo. Confira algumas dicas para eliminar as pontas danificadas sem precisar recorrer à tesoura:
Conheça seu cabelo antes de escolher a máscara
O primeiro e mais importante passo no processo de hidratação é a escolha do creme. É fundamental aprender a reconhecer do que o seu cabelo mais precisa antes de optar por um determinado produto - que deverá ser de confiança e garantir bons resultados. Fios mais oleosos, por exemplo, não devem investir em máscaras mais pesadas e com muitos óleos na composição; já os cacheados e crespos - naturalmente mais ressecados por causa da estrutura anelada que impede que a oleosidade chegue até às pontas -, devem preferir produtos ricos em óleos e com princípios ativos com alto poder de hidratação, como a glicerina e a ceramidas, por exemplo.
Concentre a hidratação apenas nas pontas para evitar o acúmulo de resíduos
Na hora de hidratar os cabelos, muitas pessoas acabam aplicando produto da raiz às pontas e, no final, o resultado acaba sendo o contrário do esperado: um cabelo gorduroso e com aspecto pesado. Para evitar esse problema, a dica é passar a máscara - assim como o condicionador e o leave-in - apenas na extensão dos fios. É importante evitar o contato com o couro cabeludo pois, além de causar uma oleosidade excessiva, o acúmulo de produtos também pode atrapalhar o crescimento.
Quanto mais ressecado for o cabelo, maior deverá ser a frequência de hidratações
As donas de cabelos crespos precisam repor a água dos fios com mais frequência, já que são as mais afetadas pelo ressecamento. Para estas, a dica é investir em hidratações de duas a três vezes na semana - intercalando cremes mais potentes com tratamentos mais rápidos, de apenas alguns minutos, no próprio banho. Para quem tem fios mais oleosos, recomenda-se uma frequência um pouco menor: hidratação a cada 15 dias, com produtos de composição mais leve.
Água fria ajuda a selar as cutículas
Uma dica simples e que faz diferença para que os cabelos mantenham a aparência hidratada é evitar a água quente e enxaguar as madeixas. O jato quente é prejudicial porque sensibiliza e abre as cutículas dos fios, deixando-os mais embaraçados e ressecados; já o frio, proporciona brilho e ajuda a manter a hidratação dentro da fibra capilar. Para quem só lava os cabelos no chuveiro e não quer abrir mão do banho quente, a dica é usar, pelo menos, água morna durante a lavagem e fazer o último enxague com água fria - desse jeito, as cutículas que foram dilatadas pela água morna serão seladas.
Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.