Se você acha que o protetor solar só é importante enquanto se é jovem, engana-se! Quem já chegou ou está perto de chegar aos 40 anos sabe que a pele madura fica mais seca, com menos elasticidade e com mais riscos de desenvolver fotoenvelhecimento - que são aquelas manchinhas de sol, que podem se tornar difíceis de eliminar e até criar doenças fotossensíveis como lúpus, melasma ou eritema solar. Diferente de uma pele jovem e muitas vezes oleosa, é importante que a pele madura tenha um protetor solar com propriedades e texturas diferentes que, além de proteger do sol, também tenha ação anti-envelhecimento. Confira as dicas de como escolher!
Fórmulas: protetor solar com ação anti-envelhecimento protege contra rugas e flacidez
Flacidez, rugas e linhas de expressão são problemas naturais de uma pele madura, mas que podem ser amenizados com produtos anti-idade. No mercado de beleza, já existem filtros solares com ação anti-envelhecimento, que têm ativos antioxidantes como vitamina C e vitamina E, que protegem as fibras de colágeno, e moléculas como Mexoryl XL e Mexoryl SX. Quando combinadas em um só produto, essas duas moléculas conseguem proteger a pele dos raios UVB e UVA. Isso é importante porque a proteção UVB é contra o câncer de pele, enquanto a proteção UVA também protege contra rugas, flacidez e manchas causadas pelos raios solares.
Outra opção de protetor solar anti-idade para pele madura são aqueles com ação anti-rugas, que geralmente contêm o ativo hialurônico. Esse ativo consegue hidratar a pele de forma muito mais intensa porque retem água. Assim, uma pele hidratada tem muito menos chances de criar rugas e linhas de expressão, que são muitas vezes causadas pelo ressecamento excessivo da pele.
Textura: Filtro solar com textura cremosa é mais indicado para peles maduras
Para lutar ainda mais contra o ressecamento, uma outra dica na hora de escolher o protetor solar é optar por fórmulas cremosas, ao invés daquelas em gel, "oil-free" ou com acabamento matte, que são mais indicadas para peles oleosas ou mistas - o que não quer dizer que a textura em creme entregue aquele toque "pegajoso". Pelo contrário, os protetores cremosos específicos para o rosto são absorvidos mais rápido, e também entregam uma luminosidade extra para quem tem a pele ressecada. Na hora de aplicar, a dica é não esquecer do colo e do pescoço, áreas que também ficam secas e podem envelhecer mais rápido.
FPS: Fator de proteção solar deve ser escolhido pelo tom de pele
Quanto mais clara a pele, maior o fator de proteção solar recomendado, não importa a idade. Na praia ou na piscina, quando a exposição solar será maior, não é indicado aplicar um filtro abaixo de 30, até mesmo em peles negras, pois esse fator ajudará a manter a pele protegida dos raios UVB, que causam vermelhidão e sensação de ardência. Isso significa que a pele estará 30 vezes mais protegida do que se não estivesse com proteção. Já quem tem a pele morena clara pode escolher filtros com FPS 40, enquanto quem tem a pele clara ou muito clara deve sempre escolher os filtros com FPS 50 ou 60.
Matéria publicada em 02 de julho de 2021, por Webedia.