Que o protetor solar é item fundamental e indispensável na rotina de beleza diária, as mulheres já não tem mais dúvidas. Afinal, os dermatologistas são unânimes ao afirmar que o produto é a melhor maneira de proteger a pele contra os efeitos nocivos dos raios de sol, mantendo-a jovem e saudável por mais tempo. Contudo, devido a grande oferta de fórmulas disponível, é possível ter algumas dúvidas na hora de escolher a ideal.
Fórmula anti-idade previne envelhecimento precoce
Os raios ultravioleta A são os maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce. Como este tipo de radiação é frequente ao longo do ano inteiro e tem a capacidade de atravessar nuvens e até mesmo vidros, o simples ato de aplicar o filtro diariamente já consiste em uma maneira muito eficiente de tratar a pele. No entanto, é possível ir além e apostar em uma fórmula específica com a função anti-idade.
A melhor opção para combater e até mesmo reverter o processo de envelhecimento precoce da pele é apostar em fórmulas que contenham ativos antioxidantes. Além da proteção contra o sol, os antirradicais livres, como vitamina C, vitamina E e retinol, ainda irão estimular a produção natural de colágeno pelas células, que podem ter sido danificadas devido à exposição aos raios UVA.
Textura sérum e efeito mate são recomendados para pele oleosa
Ter a pele oleosa não é motivo para dispensar a proteção. "O filtro solar específico para a pele oleosa não faz produzir mais óleo. O ideal é investir em produtos que sejam livres de óleos e silicones", sugere a dermatologista Tatiana Oddo. Uma ótima opção para estes casos é a textura sérum, uma consistência entre o gel e o creme, que se diferencia por sua leveza, além de garantir uma absorção rápida.
O protetor solar com efeito mate também é recomendado para quem tem a pele oleosa, e, mais especificamente, para quem sofre com a acne. "Alguns protetores já possuem substâncias sebocontroladoras com efeito matificante, que ajuda a combater o problema. Vale procurar no rótulo por palavras-chave como oil free, toque seco e controle de oleosidade", explica Tatiana.