Para quem já se rendeu ao loiro ou ao loiro platinado e agora quer combinar a tendência da raiz esfumada, a boa notícia é que a técnica é mais simples do que se imagina! O efeito "apagadinho" da raiz, também chamado de "shadow root hair", está em alta por causa do objetivo de criar um contraste mais natural e suave entre a cor base do seu cabelo - que é bem mais escura do que o loiro ou platinado - com a cor da pele e das sobrancelhas. Saiba como fazer!
Para criar raiz esfumada, não basta deixar o cabelo crescer naturalmente
Se os seus cabelos estão loiros ou platinados desde a raiz, não basta deixar os fios crescerem naturalmente para criar o sombreamento. Isso porque a aparência vai ficar com uma risca bem marcada, uma espécie de traço dividido entre a cor natural dos cabelos e a coloração mais clara. Na raiz esfumada, a ideia é um degradê nos fios, sem nenhuma marcação entre a transição da raiz escura com os fios loiros.
Por isso, para criar esse gradiente, é preciso usar uma coloração semi-permanente ou um tonalizante com 1 ou 2 tons acima do loiro que já está no seu cabelo, porque a sua cor natural pode ser escura demais para combinar com o tom de loiro. Para isso, a dica é guiar-se pela tabela universal de colorimetria. Por exemplo, se o seu loiro é um 9, você apaga a raiz com um tonalizante 7.
Dica é fazer a raiz esfumada antes de ela crescer
Para criar o efeito de raiz esfumada, você não precisa esperar alguns centímetros de raiz crescer, porque se o seu cabelo é escuro e for preciso clarear, você terá que descolorir - afinal, tinta não clareia tinta - e então o processo será mais trabalhoso, mas também dá para fazer! Assim, se você está platinada desde a raiz, será preciso aplicar o tonalizante ou a coloração semi-permanente nos primeiros centímetros. Se não, vale fazer o processo inverso de descolorir e tonalizar de forma gradual com 2 tons, um mais escuro e outro mais claro.
Passo a passo para criar a raiz esfumada nos cabelos já loiros:
1 - Separe o cabelo em 4 seções, guiando-se pela altura das orelhas;
2 - Divida mechas menores da seção da nuca na direção diagonal, ao invés de dividir na horizontal, para evitar marcas;
3 - Aplique a mistura do tonalizante ou da coloração semi-permanente em cerca de 2 ou 3 centímetros da raiz, com o pincel na vertical, truque que também ajuda a evitar marcas na transição da cor;
4 - Deixe a coloração agir pelo tempo indicado na caixinha;
5 - Remova a coloração e aplique um produto matizante a partir da transição entre a cor escura e clara, para remover qualquer mancha que tenha ficado alaranjada. O produto matizador também vai deixar o seu loiro mais aberto e brilhoso.
Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.