Com a chegada do verão se torna mais comum os mergulhos na praia e na piscina para se refrescar e curtir as tardes de sol. Mas essa exposição à água salgada do mar e a água com compostos químicos da piscina faz com que o nosso cabelo fique mais ressecado, descolorido e muitas vezes sem brilho.
Para solucionar esses problemas, o blog Beleza Extraordinária separou dicas de como cuidar do cabelo após a piscina e a praia. Confira todas as dicas e mantenha os seus fios hidratados, nutridos e fortificados.
Aposte em um cronograma capilar
O cronograma capilar é sempre uma ótima escolha quando o assunto é cuidados capilares. Isso porque ele representa uma rotina de cuidados personalizadas com as necessidades do seu fio, com o cronograma capilar é possível entender em quais pontos o seu cabelo precisa de mais atenção e escolher os produtos e tratamentos necessários para solucionar essas condições.
O cronograma capilar é formado pelos passos de hidratação, umectação e reconstrução que juntos são capazes de proporcionar cabelos macios, fortificados, com brilho e sedosos. A hidratação capilar deve ser feita quando o cabelo apresenta mais ressecamento, enquanto a umectação para os fios opacos e sem brilho enquanto a reconstrução é mais indicada para cabelos quebradiços e fracos.
Para cada passo do seu cronograma capilar, aposte nas linhas de tratamento Elseve. Na hidratação, opte pela linha Hidra Hialurônico, enriquecida com ácido hialurônico que proporciona até 4x mais hidratação para os fios. Para a umectação opte pela linha Óleo Extraordinário e para reconstrução capilar aposte na linha Reparação Total 5.
Evite fontes de calor ou químicas
Pós-praia e piscina é normal que os fios fiquem mais ressecados e opacos, o uso de fontes de calor, como secadores, difusores, chapinha e babyliss podem intensificar esse ressecamento dos fios e fazem com que os cabelos fiquem até quebradiços. Por isso, é importante evitar o uso desses aparelhos para evitar o ressecamento dos fios. Aproveite o clima mais quente e deixe os cabelos secarem de forma natural, no uso do babyliss e da chapinha tente diminuir a frequência de uso e sempre utilize o protetor térmico antes.
Para o caso de processos químicos é importante dar uma pausa durante esse período, o fato do cabelo ficar ressecado pode facilitar a quebra dos fios. Por isso, aposte em uma rotina de tratamento para fortalecer e fortificar os fios antes de realizar qualquer processo químico.
Cuidado os desembaraçar os fios
Outra dica importante é ter atenção no momento de desembaraçar os fios. Isso porque o ressecamento do cabelo faz com que ele fique mais fácil de quebrar. Por isso, sempre comece desembaraçar o cabelo das pontas e não forçe quando surgir algum nó. Utilize o pente ou a escova adequada para o seu tipo de cabelo para desembaraçar os fios e sempre utilize um creme de pentear ou um leave in para ajudar nesse processo.
Aposte em cremes de pentear e leave in com ativos que forneçam benefícios hidratantes, umectantes e fortificantes para o seu fio. Além disso, entenda se os cremes leves ou mais consistentes combinam com o seu fio.
Matéria publicada em 16 de fevereiro de 2022, por Enext.