O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que tem como objetivo deixar o cabelo hidratado, nutrido e saudável da raíz às pontas. Ele é indicado para todos os tipos de fios, desde os lisos até os crespos. Seguir um cronograma capilar é recomendado principalmente para pessoas que têm os cabelos ressecados, oleosos e até mesmo quebradiços, pois ajuda o cabelo a crescer saudável.
A rotina do cronograma capilar é composta por três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. Esses cuidados vão tratar desde a área externa do fio até a fibra capilar, da raiz às pontas. Para você entender mais sobre o cronograma capilar, o blog Beleza Extraordinária separou 4 benefícios que o cronograma capilar pode trazer para o seu cabelo. Confira!
1- Cabelos nutridos e hidratados
Dois passos principais do cronograma capilar são a hidratação e a nutrição. Esses dois passos tem como objetivo devolver nutrientes para os fios que são perdidos ao longo dos dias com a exposição a radiação solar, poluição, fontes de calor e químicas. A hidratação e nutrição estão relacionadas ao estado da cutícula, camada mais externa do cabelo – logo, um cabelo macio e hidratado possui uma cutícula uniforme, que se traduz em maciez, brilho, menos frizz e maior resistência.
A hidratação faz com que os cabelos fiquem mais macios, sedosos e trata o ressecamento, evitando pontas duplas, auxiliando no combate do frizz e fortalecendo cabelos quebradiços. Além disso, a nutrição capilar deixa o cabelo mais nutrido e auxilia no tratamento do ressecamento e do fortalecimento capilar. Dessa forma, os fios se desenvolvem com mais força e brilho.
2- Recuperação de cabelos quebradiços
Uma rotina criada com o cronograma capilar ainda auxilia no tratamento de cabelos quebradiços. Antes de tudo, é importante descobrir o que está fazendo com que os fios quebrem, pode ser por questões alimentares, fator genético, excesso de tratamentos químicos ou a falta de nutrientes. Sabendo as causas, será ainda mais fácil entender como tratar os fios.
A hidratação e a nutrição agem no fortalecimento e desenvolvimento do fio, dessa forma é possível fazer com que o fio fique mais resistente e tratar a quebra e queda de cabelo. A reconstrução repõe a massa dos fios, mas deve ser feita em menor quantidade para evitar o efeito rebote. Por isso, inclua esse tratamento e intercale com hidratação e nutrição para tratar os fios quebradiços.
3- Tratamento para cabelos com química
Cabelos quimicamente tratados precisam de atenção antes e depois dos procedimentos. Sejam eles coloração, alisamentos ou permanente, esses processo abrem as cutículas dos fios e faz com que haja uma perda maior de nutrientes dos fios. Por isso, é preciso que os cabelos estejam resistentes para não sofrer danos durante o processo. Além do tratamento pós procedimento químico que repõe os nutrientes dos fios.
Por isso, antes de fazer qualquer tipo de processo químico nos fios, invista em hidratação e nutrição para manter os fios saudáveis e resistentes. Após o processo químico, invista em reconstrução para devolver a massa para os fios. E entenda se o seu cabelo vai precisar de mais hidratação ou nutrição, assim, é possível adequar conforme a necessidade do fio.
4- Devolve o brilho, a maciez e o movimento para os fios
Com os cuidados contínuos, e conforme a necessidade dos seus fios, o cronograma capilar é capaz de devolver o brilho,a maciez e o movimento para o cabelo. Ajudando na diminuição do frizz, no tratamento das pontas duplas e do ressecamento dos fios, fazendo com que eles se desenvolvam de forma mais saudável.Isso acontece porque os passos de hidratação, nutrição e reconstrução devolvem para os fios todos os nutrientes perdidos ao longo dos dias.
Matéria publicada em 05 de novembro de 2021, por Enext.