Quem tem pele seca possui muitas dúvidas e questionamentos sobre como cuidar e deixá-la com viço e hidratada. Suas características são específicas e podem ser oriundas de fatores genéticos ou da falta de cuidado diário, deixando a sensibilizada e repuxada.
Para que você possa tratar da forma correta e identificar as causas, preparamos dicas com a orientação da médica especialista em dermatologia, Dra. Annelise Marmore. Confira todas as informações e tire as suas dúvidas.
Quais as características da pele seca?
A pele seca possui características particulares de uma pele que não produz oleosidade o suficiente para lubrificar-se. Isso faz com que aspectos como ressecamento, descamação, sensibilidade e falta de viço sejam comuns nesse tipo de derme. Além disso, a pele seca apresenta uma sensação constante de repuxamento.
A dermatologista Annelise Marmore explica os motivos que fazem a pele ficar seca: “Quando a pele é mais seca ela tem uma diminuição na produção de oleosidade da pele, devido a uma redução da atividade das glândulas sebáceas. Então a pele fica menos lubrificada, tem um aspecto mais escamoso, possui tendência a ter mais prurido, ser mais ressecada e ficar mais irritada, podendo também ter rachaduras vermelhidão e alguma sensibilidade”.
Quais cuidados especiais a pele seca exige?
Cuidar da pele seca exige alguns cuidados especiais, principalmente com a hidratação e reposição de sais minerais para mantê-la saudável, por isso é importante entender fatores que influenciam na formação da pele seca e hábitos que podem piorar o ressecamento e deixar com aspecto escamoso e sem viscosidade.
⦁ Alteração Hormonal: os hormônios podem ocasionar o ressecamento da pele, principalmente no período de menopausa por conta da diminuição de estrogênio —hormônio responsável pela produção de colágeno— e a perda de fibras elásticas que asseguram a firmeza e elasticidade, diminuindo a produção natural de óleo da pele e consequentemente deixando-a seca e sem viço.
⦁ Doenças de pele: em alguns casos a pele seca pode ser consequência de doenças crônicas ou genéticas como a psoríase e a dermatite atópica, que deixam a pele ressecada, com vermelhidão e causam coceiras. Nesse caso é importante ter o acompanhamento de um especialista em alergologia para tratar e nutrir a derme de forma adequada.
⦁ Banhos quentes: tomar banho quente pode ser relaxante, ainda mais quando o clima está frio, mas esse hábito pode ser prejudicial para a saúde da sua pele. Evite banhos quentes para que não haja descamação e cause irritabilidade na pele, pois a água aquecida retira o manto lipídico, que é a barreira de proteção da epiderme.
⦁ Hábitos alimentares e ingestão de água: ter um bom hábito alimentar ajuda muito na formação de gordura saudável no organismo. Invista em uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e que tenha alto teor de água. Além disso, é mega importante beber bastante água, pois ajudará a manter seu corpo hidratado e a eliminar toxinas presentes no organismo.
Qual a diferença da pele seca e a pele ressecada?
A pele seca e a pele ressecada são completamente diferentes. Pele seca consiste em ser um tipo de pele e a pele ressecada é o estado da pele quando há baixa hidratação, é o que explica a médica especialista, Dra. Annelise:
“A diferença entre a pele seca e a pele ressecada é que a pele seca é uma característica individual da pessoa e uma pele ressecada é uma pele que está desidratada. Ela pode ser uma pele oleosa ressecada, porque óleo e água são coisas diferentes, logo o fato de você ter uma pele oleosa não quer dizer que esteja hidratada. Esse é um grande erro inclusive das pessoas que evitam de hidratar a pele com medo de desencadear mais oleosidade”.
Como montar uma rotina de skincare para pele seca?
A rotina de skincare poderá melhorar muito a saúde da sua pele e deixá-la hidratada na medida certa. Para começar sua rotina de cuidados é importante utilizar um Gel de Limpeza Facial Hidratante que vai nutrir sua pele e eliminar a sujeira sem causar ressecamento e sem romper a barreira cutânea da face.
A rotina de dupla limpeza feita com o uso de Água Micelar também é indicado para remoção de resíduos, já que ele promove uma limpeza profunda sem agredir a pele, como indica a Dra. Annelise Marmore: “ Use um gel de limpeza que vá fazer essa higienização sem ressecar a pele, vale utilizar uma solução micelar ou água micelar que vai equilibrar o PH da pele e que não tenha nada adstringente para não ressecar a pele”.
Adicione também cremes hidratantes para pele seca, pois irá potencializar a reposição de nutrientes e de água nos vincos da face. Não se esqueça do uso da proteção solar, opte por um Protetor Solar Fluido que tenha ação hidratante e antienvelhecimento para retardar os danos a longo prazo que a pele seca pode vir a causar.
Benefícios do ácido hialurônico para pele seca
O ácido hialurônico é um ótimo aliado na hidratação da pele seca. Outro benefício que este ativo pode proporcionar é a ação preenchedora dos espaços da pele, promovendo a prevenção e tratamento de rugas e linhas de expressão. O Sérum Facial Preenchedor Hialurônico é uma boa opção de hidratante para pele seca, pois sua fórmula contém textura leve e é composta com 1,5% de ácido hialurônico, que irá repor a hidratação e elasticidade da face, preenchendo as linhas de expressão.
A linha Revitalift possui produtos compostos com ácido hialurônico, que irão tratar sua pele com rigor promovendo a melhor hidratação e prevenção de linhas de expressão da face. Seus produtos compõem todas as etapas de skincare, desde a limpeza até a hidratação e contam com a mais alta tecnologia e aprovação de dermatologistas para deixar sua pele firme, uniforme e radiante.