Quem sofre com caspa nos cabelos sabe que a rotina de beleza deve ser bastante cuidadosa para evitar agravar o problema. Além de investir em uma linha de tratamento específica para eliminar os floquinhos brancos, é importante abandonar alguns hábitos que podem estar piorando a descamação do couro cabeludo. Confira os 7 erros mais comuns na hora de cuidar dos fios com caspa e saiba como evitá-los!
1. Usar acessórios apertados, como chapéus e gorros
Acessórios como chapéus e gorros deixam a região do couro cabeludo muito abafada, o que promove a transpiração e estimula a proliferação do fungo que origina a caspa. Assim, é importante evitar usar este tipo de adornos, especialmente com cabelos molhados ou úmidos, e o mesmo é válido para penteados apertados como coques enquanto os fios não estiverem completamente secos. As tiaras e arquinhos também devem ser usados com cuidado, já que o atrito que causam em contato com o couro cabeludo também pode piorar o problema.
2. Aplicar o condicionador no couro cabeludo
Outro hábito que também deve ser evitado é o de aplicar condicionador muito próximo ao couro cabeludo, já que isto estimula a produção de oleosidade e obstrui os poros, promovendo a criação de caspa. Mesmo que a fórmula seja específica para cabelos com este tipo de problema, o ideal é aplicá-la a uma distância de pelo menos cinco centímetros da raiz.
3. Usar um shampoo anticaspa inadequado
Embora disfarcem o problema temporariamente, muitos shampoos anticaspa deixam os fios e o couro cabeludo extremamente ressecados, fazendo com que a a pele da região fique em desequilíbrio e produza mais oleosidade e, consequentemente, mais caspa. Por isso, invista em uma fórmula suave, que seja eficaz no combate aos floquinhos brancos e que hidrate os fios ao mesmo tempo.
4. Lavar o cabelo com pouca frequência
Quem lava os fios poucas vezes na semana tem mais propensão a desenvolver o fungo da caspa, uma vez que a oleosidade acumulada fica em contato com o couro cabeludo durante mais tempo. O ideal para as donas de fios com caspa é lavá-los assim que sentir as raízes oleosas, em dias alternados ou mesmo todos os dias, para evitar o acúmulo de resíduos.
5. Fazer tratamentos químicos como alisamentos e permanentes
Alguns tratamentos químicos podem inflamar o couro cabeludo, podendo causar alergias e outros tipos de problemas que agravam a descamação. Quem sofre com a caspa deve evitar se submeter a este tipo de procedimentos, ou procurar não deixar os produtos químicos entrarem em contato com o couro cabeludo.
6. Lavar os fios com água muito quente
A temperatura do chuveiro também é importante no tratamento anticaspa. Água muito quente resseca o couro cabeludo e estimula a produção de excessiva de oleosidade, criando sensibilidade e irritação. Ao mesmo tempo, a alta temperatura deixa os fios secos e quebradiços, por isso o ideal é apostar em lavar os cabelos com água morna.
7. Exagerar no consumo de gorduras
A alimentação também tem um papel importante no combate contra a caspa. Ingerir alimentos muito gordurosos estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo que, por sua vez, promove a proliferação do fungo da caspa. Procure equilibrar a sua dieta aumentando o consumo de água e evitando as gorduras saturadas e os alimentos processados.
Matéria publicada em 22 de Março de 2021, por Webedia.