A caspa é um problema muito comum tanto entre as mulheres como entre os homens, mas você já parou para reparar se ela se agrava em alguma época do ano? Afinal, o tempo seco do inverno piora a caspa ou é o calor do verão que aumenta o problema? Se você quer entender um pouco mais sobre a descamação do couro cabeludo, a gente conta tudo o que você precisa saber.
A gente respondeu 3 perguntas que muitas pessoas ainda têm sobre as causas e os tratamentos para a caspa. Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então vem conferir essa matéria que a gente preparou especialmente para você acabar com a descamação.
Quais são as causas da caspa?
A caspa nada mais é que uma descamação do couro cabeludo. Isso pode ser provocado pela renovação natural da pele, que foi acelerada por algum motivo - seja genético, por causa do estresse ou outro motivo. Ou seja, a caspa é apenas a pele do seu couro cabeludo se soltando, ela não tem nenhuma relação com a falta de higiene.
Em alguns casos, ela também pode ser causada pela dermatite seborreica, uma inflamação nas glândulas sebáceas que faz com que a pele descame no couro cabeludo, orelhas, sobrancelhas e outras partes do corpo. Mas não precisa se preocupar: a dermatite seborreica não é contagiosa.
Quando a caspa é mais intensa: verão ou inverno?
A caspa fica mais intensa quando o couro cabeludo não está bem hidratado. Por isso, embora o calor do verão aumente a oleosidade na pele e cabelo, é no inverno que a caspa se intensifica. Isso porque, durante a estação, o tempo fica mais seco e a chance do couro cabeludo ficar ressecado é maior.
O resultado é que a produção de óleo aumenta nas glândulas sebáceas, o que provoca mais caspa. Além disso, os banhos quentes removem o óleo natural da raiz do cabelo, deixando a região ressecada e provocando o efeito rebote.
Qual é o tratamento para reduzir a caspa?
Embora não seja possível acabar de uma vez por todas com a caspa, você pode tratá-la para que ela diminua a intensidade e incomode menos. O principal tratamento é o shampoo anticaspa, que ajuda a reduzir a descamação do couro cabeludo, mas existem outras coisas que você pode fazer para minimizar o problema.
A temperatura da água é muito importante na hora de lavar o cabelo e é melhor optar pela água fria ou morna. Além disso, não é indicado manter a região úmida por muito tempo - então, nada de dormir com o cabelo molhado. Como a alimentação e o estresse também podem influenciar no surgimento da caspa, procure manter uma dieta saudável e balanceada.
Matéria publicada em 31 de março de 2021, por Webedia.