O carvão tem sido um grande aliado da beleza da pele e já é conhecido por ser um dos componentes das máscaras faciais. O mineral controla a oleosidade e deixa os poros mais limpos, facilitando a absorção de outros produtos de beleza, como clareadores e antirrugas. É como se o carvão fizesse um verdadeiro detox na pele, renovando a derme ao retirar os resquícios de poluição que a pele é sujeita todos os dias. Saiba mais sobre o mineral e saiba como combiná-lo nos cuidados com a pele do rosto!
De que forma o carvão age na pele do rosto?
O carvão mineral vem da combustão da planta, ou seja, da queima de matérias orgânicas. Dessa forma, ele fica ainda mais poroso e é essa porosidade a responsável por remover toxinas, poluentes, células mortas, resquícios de maquiagem e tudo mais que pode afetar a pele, obstruir os poros e provocar oleosidade em excesso. Assim, a pele fica mais luminosa, clara, macia e com os poros fechadinhos, prevenindo o risco de espinhas e cravos.
Qual tipo de pele pode apostar no uso do carvão?
O carvão é vantajoso para as peles oleosas e mistas, porque controla a oleosidade e diminui as chances de espinhas e cravos, além de deixar os poros menos visíveis - já que poros dilatados são um dos maiores incômodos de quem tem esse tipo de pele. Mas o mineral também pode ser usado por quem tem pele normal e que é exposta todos os dias à poluição e ao estresse urbano. A única ressalva é quanto as peles sensíveis, como as secas ou as com rosácea, por exemplo: é que como o carvão limpa a oleosidade, esse tipo de pele, que já tem pouco óleo natural, pode ficar ainda mais ressecada e sensibilizada.
Como usar o carvão na pele do rosto?
Para quem não vê a hora de usar o carvão na pele do rosto, saiba que o mineral é geralmente encontrado nas máscaras de argila, que já são queridinhas de muitas mulheres para purificar, iluminar, clarear e desintoxicar a pele. Assim, ao escolher a máscara de carvão, o efeito vai ser muito mais potente, firmando todos os benefícios na pele. A argila é naturalmente rica em sais minerais, como magnésio, silicone e cálcio, e têm grande afinidade com óleo, o que explica o fato da substância equilibrar a produção de glândulas sebáceas e diminuir a oleosidade da pele.
Carvão potencializa outros produtos, como o creme anti-idade
Como o carvão consegue limpar totalmente os poros e renovar a pele, isso significa que ele abre espaço para que outros produtos de beleza sejam absorvidos melhor, como o creme anti-idade ou o clareador, por exemplo. Esses produtos, que agem contra flacidez, linhas de expressão, manchas e rugas, costumam agir a médio e a longo prazo, e o carvão é capaz de agilizar esse processo porque os componentes do creme são absorvidos em maior quantidade.
Matéria publicada em 26 de fevereiro 2021, por Webedia.