Um dos problemas capilares mais comuns entre as mulheres é o aspecto elástico ou quebradiço dos fios, que acaba com qualquer produção! A causa mais comum para estes problemas é o excesso de químicas, mas existem outros hábitos que, embora pareçam inofensivos, podem piorar demais a saúde do cabelo. Confira 3 fatores que podem estar fragilizando os seus fios sem que você perceba!
1. Penteados muito apertados podem deixar os fios quebradiços
Você é daquelas que não abrem mão do rabo de cavalo para compor o look no dia a dia? O penteado pode estar deixando as suas madeixas bem frágeis, e aqueles fios quebrados na frente não apareceram à toa. É que ao prender os fios com muita força, eles ficam sensíveis, acabando por quebrar ao fim de um tempo. Além disso, o hábito também provoca a queda: quando os fios são presos de forma muito apertada, eles podem inflamar o bulbo capilar, fazendo com que o folículo caia e não volte a crescer. Assim o ideal é apostar em outro tipo de penteados, ou apostar nos presos mais soltinhos.
2. Secador e chapinha sem proteção térmica são os vilões dos fios quebrados
Quem usa constantemente secador e prancha para estilizar os cabelos, sabe que muitas vezes os fios são submetidos a temperaturas bem altas e que isso pode causar diversos danos à saúde capilar. Além de retirarem a sua umidade natural, essas ferramentas podem deixar os cabelos tão ressecados a ponto de quebrar em algumas regiões, especialmente os mais frágeis ao redor do rosto. Por isso, é superimportante o uso de um creme de pentar termoprotetor, que além de proteger os fios contra os efeitos do calor, também sela a cutícula aumentando o brilho.
3. Fazer vários procedimentos químicos num curto espaço de tempo é a principal causa do cabelo elástico
Surgiu aquela nova tendência de coloração, você quer experimentar e além disso já quer aproveitar que está no salão e retocar a escova progressiva? A palavra de ordem é: calma! Realizar diversos procedimentos químicos de uma só vez nos cabelos pode enfraquecer a estrutura dos fios e deixá-los com aspecto emborrachado - o famoso efeito "elástico". O cabelo perde a elasticidade natural, ou seja, quando esticado, ele alonga e não volta ao normal, até que finalmente quebra. As máscaras reconstrutoras ou os tratamentos como a plástica capilar são os melhores tratamentos para este problema, já que repõem proteínas perdidas nos fios.
Além disso, é importante sempre se aconselhar junto a um profissional de confiança, verificando qual o espaço de tempo recomendado entre diversos tipos de procedimentos químicos para não correr o risco de comprometer a saúde dos fios.
Matéria publicada em 11 de maio 2021, por Webedia.