O cabelo ondulado é um tipo de cabelo que gera muitas dúvidas no momento de cuidar, isso porque dependendo de como esse cabelo é finalizado ele pode ficar mais puxado para o liso ou para os cachos, isso também vai depender do seu tipo de cabelo ondulado.
Essa versatilidade do fio pode ser encarado com uma dificuldade no momento da finalização por muitas onduladas, mas essa característica pode ser destacada e se tornar uma grande vantagem ao passo que você pode ter maior liberdade de como o seu cabelo pode ficar dependendo da forma que ele é finalizado.
Pensando nisso, o blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas de como cuidar e finalizar o cabelo ondulado, para você garantir maior curvatura dos fios.
O que torna o cabelo ondulado?
Cada cabelo possui um tipo de curvatura diferente, deixando-os com formas e texturas diferenciadas. O cabelo ondulado é um tipo de cabelo muito confundido com o cabelo liso, que possui ondulações mais definidas quando os fios ficam mais compridos. Não há um procedimento específico que torna o cabelo ondulado, assim como há procedimentos químicos que deixam os cabelos lisos de forma semipermanente.
Os cabelos podem ficar com textura onduladas quando são feitas finalizações para deixá-los mais definidos, com leves ondulações no comprimento.
Como saber se o seu cabelo é ondulado?
Existem características que deixam em maior evidência que os fios podem ser ondulados. Se você tem o famoso liso armado, que deixa o volume dos fios super aparentes e com frizz, você provavelmente tem os cabelos ondulados. Outra característica muito comum é os fios ficarem com cachos ou ondas após lavá-los. Lembrando que existem muitas formas de cabelos ondulados, com diferentes curvaturas, deixando os fios quando não cuidados da maneira correta, super armado e sem textura.
Quais são os tipos de cabelo ondulado?
Muito se engana quem pensa que existe apenas um tipo de cabelo ondulado, podendo ser classificados em 3 categorias principais. Além disso, é comum que uma mesma pessoa tenha mais de um tipo de cabelo, isso porque com o tempo o nosso cabelo tende a modificar, então é normal o cabelo do topo da cabeça ser mais liso e o da nuca mais ondulado, por exemplo. O importante é você entender sobre o seu cabelo para conseguir encontrar os melhores cuidados para o seu fio.
- O tipo 2A é o que se aproxima mais do cabelo liso, o que faz com que ele apresente um volume menor.
- O tipo 2B apresenta uma ondulação em formato de “S”, o que faz com que esse tipo de cabelo apresente mais volume.
- O tipo 2C apresenta maiores ondulações e se aproxima mais do cabelo cacheado.
Conhecer o seu tipo de cabelo, ajuda no momento de encontrar a melhor finalização para o seu fio, além de auxiliar a encontrar os resultados desejados.
Como deixar o cabelo ondulado?
O cabelo ondulado é um tipo de cabelo que consegue transitar entre o cabelo liso e cacheado, isso porque dependendo de como ele é finalizado ele pode ficar encaracolado ou mais liso. Para deixar o cabelo ondulado, aposte em finalizações e texturizações que valorizam as ondas do cabelo. Por isso, utilize tranças, coques e modeladores para deixar o cabelo ondulado com os fios mais destacados. Além disso, finalizar com fitagem e em partes mais repartidas do cabelo que ajuda o cabelo ondular.
Além de texturizar e finalizar, é importante usar produtos e técnicas que ajudam na durabilidade das ondas. Para isso, aposte na finalização com géis e geleias e, se você quer mais durabilidade, spray e mousse. Para dormir, aposte em fronhas e toucas de cetim para manter as ondas e nos cremes de tratamento noturno para evitar o frizz.
Como cuidar dos cabelos ondulados?
Os cuidados com cabelos ondulados segue com um cronograma capilar para assegurar a reposição de nutrientes nos fios, além de garantir que eles fiquem com brilho, maciez e fios ondulados com menos frizz. Dentro do cronograma capilar contém os as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.
Para cuidar dos cabelos ondulados, evite lavar os fios com água quente para não ressecar e no momento de penteá-los, dê preferência para fazer isso com o cabelo úmido, do contrário é provável que o cabelo quebre. Para evitar o frizz, evite ficar passando muito a mão nos fios, pois dessa forma é possível evitar o atrito entre o cabelo e a mão. Além disso, para destacar as ondas, aprenda técnicas de finalização e aposte em cremes de pentear hidratantes e nutritivos indicados para onduladas, obtendo melhores resultados.
A linha de Elseve Cachos dos Sonhos é perfeita para você obter melhor definição dos fios, além de nutri-los de forma profunda, salvando até os últimos 3 cm do seu cabelo. Com ativos de Ácido Hialurônico e Óleo de Rícino, a linha de cuidados de Cachos dos Sonhos cria uma película protetora, promovendo maior nutrição desde a raiz até as pontas.
Como finalizar os cabelos ondulados?
Para finalizar o cabelo ondulado é importante você testar diversas técnicas de finalização e escolher aquela que mais te agrada. A finalização vai determinar se o cabelo ficará mais liso ou ondulado.
Técnicas como fitagem e dedoliss garantem mais definição para as ondas e também quando finalizadas com óleos finalizadores podem proporcionar mais volume para o cabelo. Para ondas mais abertas, finalizações com coques e tranças podem ser uma boa opção. Para isso, escolha um creme finalizador com a consistência e a função que mais te agrada.
O Creme Milagroso 3 em 1 Cachos dos Sonhos é perfeito para fazer finalização nos cabelos ondulados e garantir maior definição aos fios, tratando e selando os fios, controlando os frizz e preenchendo a fibra capilar. Agora, se você busca uma finalização para destacar a tendência para o liso do cabelo ondulado, aposte no Creme Liso dos Sonhos, enriquecido com queratina vegetal líquida e manteiga de cacau para um cabelo nutrido e com menos frizz.
Como ativar as ondas do cabelo ondulado?
Se você tem o cabelo ondulado e ele não tem facilidade de ficar com definição, algumas técnicas para ativar esses cachos podem ser úteis e deixar as suas madeixas bem definidas. Amassar os fios logo depois de aplicar o creme finalizador ajuda a deixá-los com uma leve definição. Outra alternativa é recorrer ao uso de difusor, para secar os fios, enquanto se modela os cachos.
Quais produtos usar no cabelo ondulado?
Se você quer montar um kit de cuidados para o cabelo ondulado é preciso se atentar nos produtos necessários. O cabelo ondulado precisa de um bom shampoo, condicionador, creme de pentear, creme de tratamento e creme noturno. Dessa forma é possível montar uma rotina de cuidados diários e as especiais de tratamento para os fios.
Na hora de escolher os produtos para o cabelo ondulado, entenda quais são as necessidades do seu cabelo. O cabelo ondulado ressecado exige produtos hidratantes e nutritivos, quanto os oleosos pedem produtos que controlam a oleosidade, agora o cabelo ondulado com pontas frágeis e quebradiças precisam de produtos de reparação. Dessa forma é possível entender qual produto utilizar na rotina de cuidados com o cabelo ondulado.
Como deixar o cabelo ondulado menos volumoso?
Para as onduladas que preferem a finalização do cabelo mais puxado para o liso, algumas dicas vão ajudar a diminuir o volume dos fios. Na hora de finalizar é importante aplicar o creme de pentear sem estimular as ondas. Para isso, utilize a técnica da fitagem para facilitar a definição dos fios. Outra alternativa é utilizar o secador na hora de secar os fios, para isso seque o cabelo de cima para baixo, isso diminui o volume do cabelo e evita o excesso de frizz. Nesse passo, aposte no protetor térmico do cabelo, como o Cicatri Renov de Reparação Total 5.
Qual a diferença do cabelo ondulado e cacheado?
Embora para muitos eles sejam parecidos, os cabelos ondulados e cacheados não são a mesma coisa. Cabelos ondulados costumam estar encaixados no tipo de 2 na tabela de tipos de cabelos. A raiz dos fios geralmente é mais lisa e as ondulações são formadas no comprimento em formato de “S”. Já os cabelos cacheados possuem uma textura de fios diferentes. Eles estão classificados como tipo 3 e são encaracolados desde a raiz, formando cachos mais fechados.
Pode pentear o cabelo ondulado seco?
Não é recomendado pentear os cabelos ondulados quando estão secos, pois ao fazer atrito nos fios com a escova, eles podem perder totalmente a sua definição e ficarem com aspecto armado e com bastante frizz. Além disso, estará mais propenso à quebra dos fios, já que o atrito no formato dos fios, faz com que os dentes da escova enganchem e acabem quebrando o fio. Dê preferência para penteá-los após lavar os cabelos ondulados, com o auxílio de um creme para pentear, evitando que os dentes da escova causem a quebra.
O que não pode fazer no cabelo ondulado?
Além de não pentear os cabelos ondulados secos, não use produtos de tratamento diário nos fios que não sejam recomendado para cabelos com curvatura. Ademais, o uso de óleos nutritivos em excesso também podem deixar os fios mais oleosos, portanto dose sempre a quantidade a ser utilizada no cabelo.
Outro comportamento que é muito comum mas deve ser evitado, é dormir com os cabelos ondulados molhados, pois os fios podem ficar mais elásticos e sensíveis por conta da umidade formada na fibra capilar, causando enfraquecimento dos fios.
Cabelo ondulado masculino
O cabelo ondulado masculino também precisa de cuidados para manter as ondas em destaque. Por isso, é importante manter os cuidados com lavagem, hidratação e nutrição dos fios para ter as ondas com brilho, movimento e maciez. Assim como o cabelo feminio, o cabelo ondulado masculino pode se beneficiar com os mesmos cuidados e produtos citados. Entenda as necessidades do seu cabelo e escolha os melhores produtos para manter ele bonito e saudável.
Cortes para cabelo ondulado?
Alguns cortes para cabelo ondulado fazem com que as ondas dos fios fiquem mais destacadas. Se você está com dificuldade de definir e modelar o seu cabelo ondulado, isso pode significar que você precisa de um corte novo para impulsionar a modelagem dos fios. Por isso, separamos algumas inspirações:
- Corte em camadas: o cabelo em camadas é indicado para todos os tipos de cabelo, isso porque as camadas dos fios garantem movimento para os fios sem alterar de forma drástica o comprimento.
- Short bob: para quem gosta de corte para cabelo ondulado curto, essa opção tira parte do comprimento dos fios, mas ainda favorece o desenvolvimento das ondas.
- Cabelo repicado: essa opção também é recomendada para quem deseja mais movimento para as ondas do cabelo, já que deixa os fios mais soltos e desconectados.
- Corte U: esse corte para cabelo ondulado é recomendado para as onduladas de cabelo longo. Desta forma é possível ressaltar as ondas sem alterar o comprimento.
Penteados para cabelo ondulado?
Os penteados são boas opções para estilizar o cabelo e no caso do cabelo ondulado eles são bons truques para ajudar a texturizar os fios e destacar as ondas. Por isso, separamos dicas de penteados para cabelo ondulado para você experimentar:
- Tranças no cabelo ondulado: as tranças são as melhores opções de penteado. Elas podem ser feitas de diversas maneiras: tranças boxeadoras, tranças duplas, laterais e diversas trancinhas ou twist.
- Coque: seja um coque só, duplo ou diversos, o coque é um penteado prático e elegante que pode ser combinado com presilhas e lenços.
- Rabo de cavalo: além do tradicional, o rabo de cabelo pode ser feito em meio cabelo e no topo da cabeça. Esse penteado também pode ser combinado com lenços e acessórios.