Os temidos cabelos brancos são umas das questões de beleza que mais assustam as mulheres vaidosas, principalmente aquelas em que os fios grisalhos parecem ser uma tradição de família. Mas a genética é realmente responsável pelo envelhecimento dos cabelos? Pesquisadores da Universidade College London resolveram entrar mais a fundo no assunto e descobriram as principais causas do aparecimento dos fios brancos. Confira!
Estudiosos descobriram que gene é um dos motivos do aparecimento dos fios brancos
Ao encontrar um novo fio branco entre os cabelos, a primeira reação é sempre culpar os pais pelo aparecimento. Segundo o estudo, que foi publicado na revista Nature Communication, o pigmento acinzentado dos cabelos é pelo menos parcialmente de origem genética.
Os pesquisadores da Universidade College London reuniram tipos de cabelo de mais de 6.300 pessoas , separados entre europeus, latino-americanos, nativos americanos e com ascendência africana. Eles descobriram que as pessoas que tinham uma certa versão do gene IRF4 ficaram com os cabelos grisalhos mais cedo do que aquelas sem a variante. Segundo o estudo, este gene é um dos vários que podem ter papel na eliminação dos pigmentos nos folículos capilares.
O quanto podemos culpar nossos pais pelos cabelos brancos?
Porém, mesmo sabendo que o gene IRF4 tem ligação direta com o aparecimento dos fios brancos em membros da mesma família, a genética não leva toda a culpa. De acordo com os pesquisadores, estima-se que apenas cerca de 30% do envelhecimento capilar é de responsabilidade genética, por isso, nada de sair culpando seus pais pelo aparecimento de um novo fio grisalho.
Os outros 70% da culpa, no entanto, são de responsabilidade de uma série de fatores externos. A produção de hormônios do estresse, choques emocionais intensos e falta de hidratação na fibra capilar, causada pela falta de nutrientes importantes para as madeixas, são algumas das causas mais comuns que fazem os fios perderem a pigmentação.
Matéria publicada em 17 de março de 2021, por Webedia.