Enquanto algumas mulheres resolvem assumir e cuidar dos fios brancos, ainda há muita gente que pretende escondê-los. A coloração permanente é a maneira mais prática de disfarçar um fio branco, enquanto os tonalizantes são aposta daquelas que estão vendo os primeiros fios descoloridos nascerem e os sprays são a solução perfeita para os dias mais corridos. Mas será que existe outra maneira de evitar que eles apareçam? De acordo com a dermatologista Danielle Aguiar, responsável pelo Centro de Tratamento Capilar da Clínica Paula Bellotti, há alguns estudos em andamento que prometem retardar o envelhecimento do fio. Saiba todos os detalhes.
Cabelos ficam brancos por causa da diminuição da produção de melanina
Antes de falar sobre tratamentos, quem pretende retardar o aparecimento dos fios deve entender que eles ficam brancos por causa da diminuição da produção de melanina, proteína que dá cor à pele e aos cabelos. "As principais teorias envolvidas no embranquecimento dos fios são a exaustão folicular geralmente após 10 ciclos capilares e radicais livres, levando a danos cumulativos e ao estresse oxidativo", explicou a dermatologista Danielle Aguiar. Os radicais livres surgem por causa do consumo de cigarros, álcool, exposição solar e poluição, além do estresse oxidativo comentado pela especialista.
Estudos atuais têm foco em queda de cabelo e envelhecimento prematuro dos fios
De acordo com a dermatologista Danielle Aguiar, ainda não existem tratamentos comprovados para retardar, prevenir ou recuperar os fios brancos, mas muitos deles já estão em andamento. "Novos estudos testaram substâncias como a catalase sintética, que são extratos botânicos que simulam a ação do TRP-2, Latanoprosta e PABA", explicou. Essas 3 substâncias são proteínas que estão envolvidas na biossíntese de melanina. O PABA, por exemplo, é natural da vitamina complexo B: ele estimula os folículos capilares, o que ajuda na prevenção de perda de cabelo e envelhecimento prematuro do fio.
Além disso, a especialista comentou que os estudos estão focados, também, em estimular a melanogenese, que é o processo bioquímico de formação de melanina. "O futuro está voltado para a manutenção das células-tronco, no aumento de substâncias citoprotetoras ao estresse oxidativo e no uso de substâncias que estimulem de forma segura a melanogenese", explicou Danielle Aguiar.
Alimentação regrada e uso de antioxidantes podem melhorar o aspecto do fio de cabelo
De acordo com a dermatologista, enquanto os tratamentos para retardar o aparecimento dos fios brancos ainda não estão concluídos, hábitos saudáveis e alimentação regrada são recomendados, principalmente alimentos ricos em antioxidantes - ou seja, frutas e verduras com Vitaminas A, C e E. "Os antioxidantes são substâncias benéficas que auxiliam no combate contra os efeitos do expossoma. Além disso, seus benefícios se estendem a dermatologia, por isso a recomendação para o seu uso é interessante", explicou a especialista.
Matéria publicada em 26 de fevereiro 2021, por Webedia.