O aparecimento de fios brancos é inevitável em qualquer pessoa com o avanço da idade. No entanto, em alguns casos, a falta de melanina no cabelo pode aparecer antes da hora por uma série de fatores - como doenças inflamatórias, descontrole hormonal e, principalmente, o aumento dos radicais livres. Acha que se encaixa nesse quadro e quer saber como resolver o problema? Confira a matéria!
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Aumento excessivo dos radicais livres está entre as causas da perda de melanina
A diminuição da melanina nos fios - atividade que recebe o nome de "canície" - não é apenas fruto da herança genética ou avanço da idade. Ao contrário do que muita gente acredita, problemas externos também podem acelerar a despigmentação capilar e deixar os fios brancos antes da hora.
Embora também possa ser causada por doenças inflamatórias e descontrole hormonal, o aumento dos radicais livres é um dos fatores mais comuns. Ocasionada pelo consumo de cigarros, álcool, exposição solar, poluição e estresse, a produção excessiva desses átomos causa um desequilíbrio celular e a oxidação da melanina do cabelo - além de também prejudicar o alinhamento das cutículas e gerar uma série de problemas na pele.
Alimentação rica em vitaminas e cobre ajuda a solucionar o problema
Se começar a observar o aparecimento de fios brancos no cabelo, é importante procurar um dermatologista ou tricologista para que ele consiga identificar a causa da canície e indicar o tratamento necessário para que o cabelo recupere sua melanina. Mas, antes mesmo de dar esse passo, você já pode tentar resolver o problema seguindo uma dieta específica.
Alimentos ricos em cobre - como frutos do mar e sementes - são superindicados por ajudarem na produção de pigmentação. Mas, além deles, também é indispensável consumir os que contam com ação antioxidante - frutas e verduras com Vitaminas A, C e E - por serem ricos em colágeno e ajudarem no combate aos radicais livres. Fazendo isso, se o cabelo branco for causado por um desses fatores, é apenas uma questão de tempo para a melanina voltar ao normal.
Colorações temporárias podem disfarçar os fios brancos durante o tratamento
Enquanto o cabelo não recupera a melanina, você também pode disfarçar o branco sem precisar recorrer à coloração. As tinturas semipermanentes, por exemplo, são boas opções: com duração de algumas lavagens, elas cobrem até 70% dos brancos sem danificar - já que têm fórmula livre de amônia e atuam apenas entre as escamas da fibra capilar.
Mas, se você tiver poucos fios brancos e desejar algo ainda mais leve, vale apostar no spray de maquiagem para cabelo. De fácil aplicação e efeito temporário, o produto pode ser reaplicado diariamente sem nenhum risco de danos.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.