Quem é antenada nos assuntos de beleza já sabe que o tratamento com argila é um dos queridinhos do momento! As máscaras faciais que contam com esse componente natural estão ganhando cada vez mais espaço na rotina de cuidados com a pele - e, dependendo da cor, podem até ajudar a iluminar a pele, controlar o excesso de brilho e limpar em profundidade, por exemplo. E não para por aí: além dessa ação medicinal na derme, a argiloterapia também pode ser uma importante aliada contra o estresse, aliviar dores nas articulações e até eliminar fungos nos pés. Confira a matéria para entender melhor todos os seus benefícios!
Propriedades naturais da argila promovem intenso tratamento na pele
Não é de hoje que a argila virou um componente indispensável na rotina de beleza de quem se preocupa com a pele: esse tratamento cutâneo, conhecido como argiloterapia, é um truque antigo e eficiente! Mas, apesar de ser tão comentado, você realmente sabe quais são todos os benefícios que ele entrega à derme?
Para começar, seus componentes naturais - alumínio, sílica e água - têm uma boa capacidade de absorção e removem as toxinas nocivas ao organismo. Funcionando como uma alternativa a tratamentos convencionais, de um modo geral, ajudam a eliminar as manchinhas, tratar a acne, minimizar as linhas de expressão e deixar o rosto mais firme!
E, além de tudo isso, cada cor de argila ainda pode entregar vantagens específicas para os diferentes tipos de pele. A verde, por exemplo, com sua ação secativa e cicatrizante, é ótima para quem sofre com excesso de oleosidade, enquanto a preta remove as impurezas e garante uma aparência mais fresca e iluminada. A vermelha, por sua vez, conta com ação esfoliante para reduzir os poros e criar uma superfície mais uniforme e fina.
Máscaras de argila são indicadas para turbinar a rotina de beleza
Uma maneira rápida e prática de adicionar a argila medicinal na rotina de beleza é através do uso de máscaras que tenham esse componente natural como base. Uma vez por semana, a cada 15 dias ou antes de algum evento especial, o produto deve sempre ser aplicado depois da higienização e antes da aplicação do creme hidratante.
Como já falado, cada cor de argila conta com um benefício específico. Por isso, para realizar um detox completo e aproveitar todas as vantagens do componente natural, a dica é apostar em um tratamento multimasking - que nada mais é que usar os diferentes tipos máscaras ao mesmo tempo para tratar as necessidades de cada região.
Cuidado além da pele: conheça outras formas de uso da argila medicinal
Além de todas essas vantagens para a pele, a argila medicinal também beneficia outras partes do corpo e pode ser uma boa aliada em diversos tratamentos que vão além da rotina de cuidados. Veja alguns deles:
Estresse: Você sabia que a argila também pode ter função terapêutica? Para quem está com estresse elevado, por exemplo, uma boa dica é tomar um longo banho com argila dissolvida na banheira. Além de relaxar, ela vai ajudar a purificar o organismo e melhorar a circulação periférica.
Dor nos rins ou nas articulações: Para aliviar as dores articulares e de quem tem cálculo renal ou qualquer outra complicação nos rins, vale preparar uma compressa quente de argila para colocar na parte dolorida.
Fungos nos pés: Para eliminar a infecção conhecida como pé de atleta, a dica é aproveitar a ação anti-inflamatória da argila e substituir o talco tradicional por ela.
Oleosidade no couro cabeludo e ressecamento nas pontas: A argila também pode trazer benefícios específicos para os fios! Agindo como uma espécie de peeling capilar, ela trata profundamente o couro cabeludo - eliminando impurezas, reduzindo a oleosidade e estimulando a circulação sanguínea. Por outro lado, ao ser aplicada no comprimento, aproveita seus nutrientes para deixar as madeixas hidratadas e livres do aspecto ressecado.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.