A argila é um dos componentes naturais mais queridinhos do momento! Usada pela maioria das pessoas como máscara facial, ela também pode ser usada nos cabelos e também no resto do corpo, como forma de alívio para mal-estar e algumas doenças. Tudo isso por causa da sua rica composição, que inclui ingredientes como magnésio, zinco, ferro, alumínio e cobre: eles ajudam a limpar e a hidratar a pele, além de melhorar a renovação celular. Conheça 3 tipos de tratamentos com a argila e saiba como apostar em cada um!
1. Argiloterapia no rosto: máscara facial é a principal forma de tratamento
A argiloterapia é a aplicação de argila em sua forma pura na pele e nos cabelos! A maneira mais conhecida é a máscara facial, que ajuda a deixar a pele mais saudável, hidratada, iluminada e mais sequinha, sem oleosidade. A vantagem é que a argiloterapia no rosto é mega acessível, natural e pode ser feita em casa em cerca de 10 minutinhos! A dica é escolher o tipo de argila que garante o efeito que você pretende. As mais conhecidas são a argila verde, que diminui espinhas e oleosidade; a argila preta, que desintoxica e ilumina a pele; e a argila vermelha, que esfolia, hidrata e previne os sinais da idade.
Como fazer: a argila pode ser encontrada em sua forma pura ou combinada a outros componentes, como eucalipto, carvão ativado e algas vermelhas, por exemplo. Nesse caso, basta aplicar o produto com os dedos em todo o rosto - um por vez ou combinando mais de uma cor - esperar alguns minutinhos e remover com água corrente. Aqui, o Beleza Extraordinária explicou o passo a passo completo.
2. Argiloterapia nos cabelos: argila diminui oleosidade na raiz dos fios
Nos cabelos, a proposta da argila é esfoliar o couro cabeludo e, assim, diminuir a oleosidade da raiz e deixar os fios soltinhos. As mais indicadas para esse uso são a argila verde - que é matificante - e a argila preta, já que o carvão ativado absorve toxinas. O tratamento pode ser feito em casa, 1 vez por semana, e garante um efeito refrescante imediato nas madeixas.
Como fazer: coloque a argila natural - não vale os cremes faciais, ok? - em um recipiente com água e misture com uma espátula ou com os dedos. Aplique essa pastinha no couro cabeludo e massageie toda a cabeça levemente. Deixe agir por 10 minutos e, depois, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.
3. Geoterapia: tratamento usa a argila para fins medicinais
A geoterapia também é a aplicação de argila no corpo, mas para fins medicinais. No tratamento, são feitas pastas de argila misturada com água e também combinada a pedras e cristais reequilibrantes. Essas pastas podem ser aplicadas quentes ou frias em várias áreas do corpo para melhorar articulações e a circulação sanguínea. Na geoterapia, o que a argila costuma fazer é o seguinte: ela absorve toxinas, além de pus ou sangue pisado para combater feridas e infecções. Além disso, ela descongestiona e desincha várias partes do corpo, tonificando o organismo.
Matéria publicada em 10 de Março 2021, por Webedia.